terça-feira, 22 de março de 2011

2° Ano - O que é um gás?

     Você já deve ter se deparado muitas vezes com alguns gases em sua vida. Eles estão em todos os lugares e têm as mais variadas utilidades na moderna tecnologia. Por exemplo, o próprio ar, composto principalmente por oxigênio e nitrogênio, é um exemplo de gás. O néon é o gás utilizado dentro das lâmpadas na iluminação dos letreiros. O metano é o gás proveniente da decomposição do lixo e da matéria orgânica. O gás carbônico é aquele que sai da respiração e da queima da madeira.

Então, aqui vão algumas curiosidades sobre os gases:

Por que o ar enche o pneu?

Durante o movimento as moléculas (ou átomos) se chocam constantemente, não somente uma contra as outras, como também contra as paredes do recipiente, no caso o pneu, mantendo o cheio. Quando as moléculas ou átomos se chocam contra as paredes do recipiente exercem sobre estas uma força por unidade de área, ou seja, certa pressão.

Por que não devemos aquecer latas de aerossóis?


As latas de aerossóis não devem incineradas por risco de explosão; o aumento da temperatura pode causar um aumento na pressão do gás, mesmo que o frasco pareça estar vazio. Então cuidado!! Não aqueça estes tipos de frasco.

Por que o ar quente sobe?

balões utilizam ar quente para subirem; o ar é aquecido com queimadores de gás propano, C3H8. A uma temperatura de 25 oC, ao nível do mar, a densidade do ar é cerca de 1,2g/L. Se ar for aquecido a 50 oC, o valor da densidade do ar diminui para 1,09g/L, o balão sobe porque o ar quente tem menor densidade que que o ar frio. É a diferença de densidade entre ar quente e frio que explica o fenômeno da inversão térmica.

 

Por que sentimos cheiro de gás na troca do botijão?

 Quando o gás vaza do botijão de cozinha, ele se mistura rapidamente com o ar do ambiente em que está instalado resultando uma solução, este fenômeno é chamado de difusão.

Por que as bolas de aniversário murcham com o passar do tempo?

As bexigas utilizadas em festas, com o passar do tempo ficam murchas, como se o ar saísse da bola, e é o que realmente acontece, o ar escapa pelos orifícios microscópicos da borracha. Esse fenômeno é explicado pela efusão.

sexta-feira, 18 de março de 2011

1º Ano - Tempestades de Neve nos EUA


No inicio de fevereiro os EUA enfrentou a pior nevasca dos útilmos tempos. A neve, que é uma atração para muitos, passou a ser responsável por várias catástrofes. Estradas com camadas de gelo onde carros escorregavam provocando acidentes, carros e casas encobertas pela neve, muitos vôos cancelados deixando as filas dos aeroportos abarrotadas de gente.
Para piorar as coisas o preço do sal, usado para derreter a neve, anda em alta. A cidade de Nova York já havia passado por diversas rodadas de neve este inverno e cada polegada custa ao município cerca de 1 milhão de dólares, de acordo com o prefeito Michael Bloomberg. Na semana passada, ele estimou que a cidade havia usado 200 mil toneladas de sal e consumido o orçamento de 38 milhões de dólares para remoção de neve.

Fontes:

quarta-feira, 16 de março de 2011

Boas Vindas!

Queridos Alunos,

Para estrear nossos trabalhos com esta nova ferramenta que faz parte das Redes Sociais, iniciei com um post que é de grande relevância no momento cujo tema faz referência a nossa disciplina.
Para muitos este Blogger é novidade e comigo não foi diferente. Portanto, agora venho dar as Boas Vindas a vocês.
Que saibamos utilizá-lo de forma prudente com a finalidade de enriquecer o nosso conhecimento.

Um grande abraço!

Daniella Forza Gagno Corrêa
Professora de Química

3º Ano - A Radioatividade Ameaça o Japão

Barras de combustível em um reator nuclear japonês atingido pelo terremoto que devastou o país na sexta-feira, matando centenas de pessoas, agora estão totalmente expostas, informou nesta segunda-feira (14) a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co., segundo a agência de notícias Jiji.

Três reatores de uma usina nuclear foram danificados pelo terremoto e tsunami que atingiram o Japão na última sexta-feira (11). Amano disse a jornalistas que "a situação é muito séria".

As autoridades japonesas vão recorrer a caminhões-pipa equipados com jatos de água para tentar resfriar o reator número 4 da usina nuclear de Fukushima, informou nesta quarta-feira (16) a TV pública NHK. O reator que o operador da central tenta esfriar desesperadamente sofreu um incêndio nesta terça-feira.

Os altos níveis de radiação chegaram a forçar a retirada dos trabalhadores que tentam evitar o derretimento dos núcleos dos reatores na tarde desta quarta-feira (madrugada no Brasil). O grupo retornou ao local mais tarde, quando a usina foi considerada segura novamente.


Fontes:
http://noticias.r7.com/internacional/noticias/diretor-da-agencia-nuclear-da-onu-vai-ao-japao-avaliar-situacao-de-usinas-nucleares-20110316.html


http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/usina-nuclear-no-japao-tem-barras-de-combustivel-expostas-diz-agencia.html