segunda-feira, 25 de abril de 2011

1º ANO - AULA PRÁTICA Nº1

CONHECENDO O LABORATÓRIO


Objetivos
Conhecer as vidrarias e equipamentos básicos de um Laboratório de Química, bem como aprender a manuseá-los corretamente tornando-os aptos a desenvolverem quaisquer procedimentos experimentais futuros.


A execução de qualquer tarefa num Laboratório de Química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Entretanto, na maioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.

Aqui estão listadas algumas das principais vidrarias e equipamentos utilizados:

BÉQUER
É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.

BURETA
É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.

BICO DE BUNSEN
É a fonte de aquecimento utilizada no laboratório. Não devem ser utilizadas substâncias inflamáveis.

BALÃO VOLUMÉTRICO
É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.

BAQUETA
A baqueta, também chamada de bastão de vidro, serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.

CONDENSADOR
É um equipamento que tem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilações. É comumente utilizado em conjunto com o balão de destilação.

ESPÁTULA
É usada para transferir substâncias sólidas. Por ser feita de metal, ela não deve ser utilizada para agitar substâncias – as baquetas devem ser utilizadas nesses casos.

ERLENMEYER
O erlenmeyer tem as mesmas finalidades que o béquer, fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material.

FUNIL COMUM
Ele é feito de vidro (alguns autores o chamam de funil de vidro) e é utilizado na transferência de substâncias entre recipientes e na filtragem de substâncias como o auxílio de um filtro de papel.

FUNIL DE BROMO
O funil de bromo é utilizado para separar líquidos não miscíveis, ou seja, através da decantação. A torneira embutida nele permite que seja separado com facilidade, por exemplo, a água do óleo.

PAPEL DE FILTRO
Tem a mesma finalidade que os filtros utilizados para coar café, separar sólidos de líquidos. O filtro deve ser utilizado no funil comum.

PROVETA
A proveta, ou cilindro graduado, é um instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medição de líquidos.

PIPETA
É utilizada para medir com grande precisão uma quantidade estipulada de volume. A da foto ao lado mede com precisão 25ml, enquanto existem pipetas de 5ml, 10ml, 50ml e até 100ml.

PISSETA
Um frasco de plástico para guardar água, álcool ou outro solvente. Ela também serve para atirar jatos da substância contida na própria.

PLACA DE PETRI
Placa de plástico ou vidro onde são colocadas culturas de bactérias.

SUPORTE UNIVERSAL
É empregado na sustentação de peças e sistemas. Ele pode segurar, por exemplo, a bureta ou o funil de cromo.

TUBOS DE ENSAIO
Tubo de ensaio quer dizer tubo de experimento, e é para isso que ele serve.
Podem ser feitas reações em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de bunsen.

TERMÔMETRO
Mede a temperatura de substâncias ou, no caso do termômetro da foto, do ambiente.

TRIPÉ
Serve de base para outro instrumento, como a tela de amianto.

TELA DE AMIANTO
É uma tela metálica com amianto no centro utilizada para distribuir uniformemente o calor do bico de bunsen. Deve ser utilizada junto ao tripé de ferro.

As normas de segurança também são muito importantes utilizamos o laboratório de quimica para as aulas práticas. Assim sendo, responda:
Quais as normas de segurança que você considera mais importante para um laboratório de química?

sexta-feira, 22 de abril de 2011

2ºANO - AULA PRÁTICA Nº 1

A CONSERVAÇÃO DAS MASSAS NAS REAÇÕES QUÍMICA

A aula prática teve como objetivo a verificação da Lei de Lavoisier e para isso usamos:

ü  Vidro de relógio
ü  Tubo de ensaio
ü  Fósforo
ü  Balança
ü  Esponja de aço
ü  Bexiga de ar
ü  Fita de magnésio
ü  Solução de ácido clorídrico

1)    Na primeira parte verificamos a Lei de Conservação das Massas em uma reação de um metal com um ácido. Colocamos em um tubo de ensaio uma solução de ácido clorídrico (HCl) e pesamos todo o conjunto (bexiga, tubo de ensaio com a solução e a fita de magnésio). Logo em seguida, colocamos a fita de magnésio e no tubo contendo a solução de HCl e tampamos com uma bexiga de ar. Observamos que houve a produção de um gás, que gás era esse? Qual a equação que expressa à reação ocorrida?
 Observamos, ainda, que houve conservação da massa apesar da bexiga ter enchido.

2)    Na segunda parte colocamos uma esponja de aço em um vidro de relógio. Pesamos, então, o conjunto. Em seguida queimamos toda a esponja com o auxilio do fósforo. E pesamos novamente. Observamos que a massa foi aumentada, porque isso acontece e qual a reação ocorrida nesse processo?