quarta-feira, 18 de maio de 2011

3º ANO – A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA

Vivemos na Era da Química Orgânica. As roupas que usamos, sejam de substâncias natural como a lã ou o algodão ou sintética como o náilon ou o poliéster, são feitos de compostos de carbono. Muitos dos materiais que entram em nossas casas e que nos protegem são orgânicos.
Esse ramo da química é relativamente jovem, nascido do estudo das substâncias que constituem a matéria viva e dos compostos resultantes das suas transformações. Inicialmente pensava-se que a síntese de substâncias orgânicas só era possível com a interferência de organismos vivos, no entanto, quando se demonstrou que estes compostos podiam ser sintetizados em laboratório, a designação “orgânico” perdeu o sentido.
Hoje em dia, prefere-se a designação de compostos de carbono a compostos orgânicos, visto que este elemento é comum a todos eles e é, em parte, responsável pelas suas propriedades. Contudo, nem todos os compostos que possuem o elemento carbono são incluídos no grupo dos compostos de carbono/compostos orgânicos. A facilidade com que os átomos de carbono formam ligações covalentes (simples, duplas ou triplas) com outros átomos de carbono ou com átomos de outros elementos explica o número e a variedade de compostos orgânicos.
A Química Orgânica está decididamente associada a praticamente todos os aspectos de nossa existência. Daí a importância de estudar e entender Química Orgânica.
E você, também acha importante esse estudo?