segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

1º ANO – INDICADORES ÁCIDO-BASE

No nosso cotidiano, muitas vezes nos questionamos onde podemos encontrar ácidos e bases. Um dos conceitos que mais tem evoluído com o desenvolvimento da Química é o de ácido-base.

Para os egípcios, gregos e romanos o vinagre era a única substância ácida conhecida. Ele resultava da “azedia” ou oxidação do vinho pelo ar. Ácido significava, literalmente, azedo.

Entre os alcalis (da palavra árabe al kali, que significava cinzas de plantas), nome que se dá ás bases que se dissolvem em água, figuravam a “potassa” (carbonato de potássio), obtida de cinzas de madeira, a “soda” (carbonato de sódio), obtida da evaporação de águas minerais, e a “cal” (óxido de cálcio), obtida pelo aquecimento de conchas.

A definição mais tradicional dos ácidos e bases foi dada pelo cientista sueco Svante Arrhenius, que estabeleceu os ácidos como substâncias que - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), enquanto as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.

No entanto, as soluções ácidas não são todas iguais, assim como as soluções alcalinas ou básicas.

É, então, necessário encontrar uma grandeza que nos permita estabelecer a diferença entre soluções mais ou menos ácidas, mais ou menos básicas ou soluções neutras.

Para uma análise qualitativa utilizamos um indicador de ácido-base, que é um composto (ácido ou base) que, em solução, apresenta uma cor que depende da acidez ou alcalinidade do meio (pH). Os indicadores são duplamente corados, isto é, apresentam uma coloração em meio ácido e outra em meio alcalino. Há, porém, indicadores com coloração única, por exemplo, a fenolftaleína que é incolor em meio ácido e, vermelha em meio alcalino. Esses indicadores são utilizados na forma de solução, sendo na maioria das vezes, a água ou álcool o solvente.




Para caracterizar quantitativamente a acidez ou basicidade das soluções, os químicos estabeleceram uma escala numérica, a escala de pH. O pH de uma solução aquosa a 25ºC pode variar de 0 a 14, correspondendo o valor 7 às soluções neutras.


Sendo assim, indique e explique dois usos cotidianos ou industriais dos indicadores ácido-base.

2º ANO – CINÉTICA QUÍMICA: O ESTUDO DA VELICIDADE DAS REAÇÕES E O COTIDIANO

A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. O conhecimento e o estudo da velocidade das reações são muito importantes em termos industriais, e também estão relacionados ao nosso dia-a-dia, como por exemplo, quando colocamos um alimento na panela de pressão para acelerar seu cozimento.
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como: temperatura, pressão, superfície de contato, uso de catalisadores entre outros.
·         Considerando a relação desse conteúdo com o nosso cotidiano, responda:
·         Porque os alimentos se estragam?
·         Que processos podem ser utilizados para evitar que se deteriorem?
·         Como estes processos atuam?
·         Na sua casa são utilizadas técnicas de conservação de alimentos? Quais?
·         Você conhece algum aditivo alimentar? Cite-o?
·         Você acha importante o uso de aditivos alimentares? Por quê?