quarta-feira, 16 de maio de 2012

LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS – 2º ANO


O químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), deu início às suas descobertas sobre a Lei de Conservação das Massas no ano de 1785, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi muito importante para a ciência, e foi até considerado o pai da química moderna.

 
Existe uma famosa frase para enunciar a Lei de Conservação das Massas: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".

Para constatar suas ideias, Lavoisier fez inúmeras experiências em seu laboratório próprio, uma delas consistia em pesar as substâncias participantes de uma reação química, antes e depois que ela ocorresse. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.

Assim como Lavoisier, também testamos a Lei de Conservação das Massas em laboratório. Como se deu esse teste? Qual a diferença entre um sistema fechado e um sistema aberto?

segunda-feira, 14 de maio de 2012

FENÔMENOS LUMINOSOS – 1º ANO


Desde muitos séculos se sabe que muitos materiais também podem emitir luz quando excitados. Isto ocorre quando os elétrons dos átomos absorvem energia e passam para níveis mais altos. Quando os elétrons voltam para os níveis mais baixos, liberam a diferença de energia. E esta liberação pode ocorrer na forma de emissão de luz.

Por esse princípio são feitos os fogos de artifício luminosos usados nas festas de fim de ano.  Como são feitos esses fogos? Quais os elementos utilizados? Existe outro fenômeno luminoso cuja a explicação é a mesma? Qual?