sexta-feira, 18 de março de 2011

1º Ano - Tempestades de Neve nos EUA


No inicio de fevereiro os EUA enfrentou a pior nevasca dos útilmos tempos. A neve, que é uma atração para muitos, passou a ser responsável por várias catástrofes. Estradas com camadas de gelo onde carros escorregavam provocando acidentes, carros e casas encobertas pela neve, muitos vôos cancelados deixando as filas dos aeroportos abarrotadas de gente.
Para piorar as coisas o preço do sal, usado para derreter a neve, anda em alta. A cidade de Nova York já havia passado por diversas rodadas de neve este inverno e cada polegada custa ao município cerca de 1 milhão de dólares, de acordo com o prefeito Michael Bloomberg. Na semana passada, ele estimou que a cidade havia usado 200 mil toneladas de sal e consumido o orçamento de 38 milhões de dólares para remoção de neve.

Fontes:

12 comentários:

  1. Bom, sempre aprendemos que a água congela a 0ºC (temperatura de fusão), mas isso ocorre quando temos a água pura, ou seja, sem adição de qualquer substancia. Quando adicionamos o sal à água, o que acontece é que a água não congela mais a 0ºC como era esperado, pois a temperatura de fusão muda e agora ela passa a depender da quantidade de sal colocada no sistema.
    Por exemplo, uma solução com 10% de sal, se congela a -6ºC, já se estiver com 20% de sal, sua temperatura de fusão passa a ser -16ºC e assim por diante. Portanto, quando as pessoas adicionam sal à neve e a mesma derrete, o que aconteceu é que a temperatura de fusão da água agora é mais baixa e para que esta água se mantenha no estado solido, congelada, é necessário que a temperatura ambiente esteja abaixo da nova temperatura de fusão do sistema!

    ResponderExcluir
  2. O sal é usado para derreter a neve pelo fato de que a medida que ele se dissolve o ponto de fusão da água diminui. Por isso em lugares com temperaturas muito baixas o sal pode não funcionar.
    O sal usado separadamente para esse processo acaba trazendo problemas no ecossistema que afetam direta e indiretamente a população.

    ResponderExcluir
  3. Os amigos Zulu e Fabricio Gatti disseram tudo, me resta apenas acrescentar que é necessário um terço de sal (ou menos, porque mais não adianta) em relação a quantidade de agua, assim na neve que é fofa o sal consegue se misturar facilmente, derretendo o gelo rapidamente, a menos que a temperatura ambiente seja menor que -20°C a mistura permanecerá em estado liquido.

    ResponderExcluir
  4. O gelo se forma quando a temperatura da água chega a 0ºC, quando adicionamos o sal essa temperatura cai, isso devido às propriedades coligativas conhecida como criometria. Toda vez que se adiciona um soluto a um solvente formando uma solução, esta solução diminui a sua temperatura de congelamento em relação ao solvente inicial.
    Por isso o sal é usado em muitos países que sofrem com as tempestades de neve, para o derretimento do gelo.

    ResponderExcluir
  5. Sabemos que a água, apenas em seu estado puro, sem adição de qualquer outro elemento, tem uma determinada temperatura de fusão (do estado sólido para o líquido), sendo esta de 0ºC. Quando o sal é adicionado e modificando a solução da água, modifica também a temperatura de fusão. Está passa a ser menor, passando, então, a ser menor. Quanto maior a quantidade de sal, mais rápida será a fusão. Por isso a utilização do sal para derreter e retirar o gelo dos lugares o qual possuem clima frio. Mas com o aumento deste produto a utilização do mesmo fica complicado, o que, tecnicamente, obriga as pessoas a procurarem outra forma de conseguirem retirar o gelo dos locais onde moram.

    ResponderExcluir
  6. “Apesar de ser bonita, a neve traz vários problemas”

    Como o nosso amigo Rafael disse, essa grande quantidade de sal jogada no solo para o derretimento da neve traz problemas devastadores para a população e ecossistema.

    Grande parte dessa substância (cloreto de sódio) vai para os lençóis freáticos, os rios, os reservatórios públicos e os lagos, causando a salinização das águas. Das torneiras, a cada ano, saem quantidades cada vez maiores de cloreto de sódio, somente os filtros mais potentes nos reservatórios, conseguem fornecer água potável...

    Quando se falta o sal, as ruas se congelam, ficando lisas/derrapantes causando acidentes, e ficando quase impossível de se sair de casa.

    Essa quantidade alta de sal é mortal para a fauna e a flora.

    Os efeitos colaterais do sal não param nisso, uma conseqüência perigosa está relacionada à corrosão, Misturado com a água o sal penetra nos subterrâneos que conduzem cabos, fiações, encanamentos e outros dutos vitais para o funcionamento da metrópole. (desencapa fios elétricos, o que é muito perigoso. O sal acelera o processo de ferrugem nas latarias dos veículos)

    Quando passa o inverno, a camada de sal que sobrou no ambiente levanta vôo com o vento e passa a entrar em outras "tubulações", entre elas as narinas e bocas dos habitantes. O gosto amargo na língua e a sede resultante fazem com que os nova-iorquinos sintam-se como o povo nômade do deserto do Saara... Não é à toa que uma garrafinha de água na cidade custa R$ 3 reais.

    O ideal seria achar uma outra solução para esse problema (neve)... Mas que solução seria essa?


    Guilherme Gagno

    ResponderExcluir
  7. Todos nós sabemos que a temperatura de fusão da água se ela for uma substancia pura é de 0ºC
    Se acresentarmos sal a essa mistura ira mudar a temperatura de fusão,(o sal derrete a água quando se encontra no estado solido),assim a água solidificada torna-se dependente da quantidade de sal lançada,maior a quantidade de sal mais rapido é o processo de fusão.
    Tal procedimento utilizado em países que lidam com as nevascas.Também podemos citar a questão relacionada aos problemas ambientais causados como :
    *Salinização dos solos,rios e águas subterrâneas
    *Corrosão de patrimônios
    ...
    Caio Cesar Fagundes

    ResponderExcluir
  8. Tudo começa quando a água, na forma de gelo, entra em contato com o sal, a aguá por si só entra em fusão a 0°, quando adicionamos o sal, a temperatura não será a mesma,ela será influenciada pela quantidade de sal que for colocada. Assim quanto mais o sal for dissolvido a temperatura de fusão da água tende a diminuir.
    Por isso a neve é derretida quando entra em contato com o sal.

    Isabela Lorencini

    ResponderExcluir
  9. ja que os amigos falaram quase tudo eu so vou matar a curiosidade do porque o sal derret o gelo :
    na remoçao da neve dos carros, das pistas e da entrada das casas, as pessoas foram ensinadas a jogar sal no gelo para facilitar o trabalho. O processo começa quando a água, na forma de gelo, entra em contato com os íons do cloreto de sódio - sódio carregado positivamente e cloro carregado negativamente - que se separam. Esses íons reagem com as moléculas de água e hidrato, dissipando o calor e derretendo partes microscópicas da superfície do gelo. Quando um carro passa sobre o gelo, a pressão ajuda a forçar o sal para dentro, e a neve derreterá mais rápido


    PAULO JUNIOR!

    ResponderExcluir
  10. Quando o sal é adicionado a neve, a água não congela mais a 0ºC como o esperado, pois deixa de ser uma substância pura.
    Depende-se da quantidade de sal para a mudança da temperatura de fusão. Ex: Uma solução com 10% de sal, se congela a -6ºC. Uma solução com 20% de sal, sua temperatura de fusão passa a ser -16ºC e, quanto maior a quantidade de sal, mais baixa é a temperatura de fusão da solução.
    O que acontece é que, com a temperatura de fusão mais baixa tornando-se mais difícil para a água se manter em estado sólido.

    Amanda Zanetti

    ResponderExcluir
  11. Quando a água chega a uma temperatura de 0º ela congela. Só que se vc colocar sal, ele se dissolve no gelo e essa temperatura cai: uma solução com 10% de sal congela a -6ºC, e uma solução com 20% de sal congela a -16ºC. Por isso, com o sal, a água (sob a forma de neve) passa a ter um ponto de fusão mais baixo, fazendo com que ela passe pro estado líquido e só volte a congelar quando a temperatura estiver muito inferior ao seu ponto de fusão (congelamento).

    Daniela Simonetti

    ResponderExcluir
  12. COMO TODO MUNDO AQUI JA DISSE... A água em estado puro, tem a temperatura de fusão que é de 0ºC. Quando o sal é adicionado muda a temperatura de fusão, que passa ser menor. Por isso que a neve derrete quando tem contato com o sal.... Bjoo bjo!

    ResponderExcluir