terça-feira, 22 de março de 2011

2° Ano - O que é um gás?

     Você já deve ter se deparado muitas vezes com alguns gases em sua vida. Eles estão em todos os lugares e têm as mais variadas utilidades na moderna tecnologia. Por exemplo, o próprio ar, composto principalmente por oxigênio e nitrogênio, é um exemplo de gás. O néon é o gás utilizado dentro das lâmpadas na iluminação dos letreiros. O metano é o gás proveniente da decomposição do lixo e da matéria orgânica. O gás carbônico é aquele que sai da respiração e da queima da madeira.

Então, aqui vão algumas curiosidades sobre os gases:

Por que o ar enche o pneu?

Durante o movimento as moléculas (ou átomos) se chocam constantemente, não somente uma contra as outras, como também contra as paredes do recipiente, no caso o pneu, mantendo o cheio. Quando as moléculas ou átomos se chocam contra as paredes do recipiente exercem sobre estas uma força por unidade de área, ou seja, certa pressão.

Por que não devemos aquecer latas de aerossóis?


As latas de aerossóis não devem incineradas por risco de explosão; o aumento da temperatura pode causar um aumento na pressão do gás, mesmo que o frasco pareça estar vazio. Então cuidado!! Não aqueça estes tipos de frasco.

Por que o ar quente sobe?

balões utilizam ar quente para subirem; o ar é aquecido com queimadores de gás propano, C3H8. A uma temperatura de 25 oC, ao nível do mar, a densidade do ar é cerca de 1,2g/L. Se ar for aquecido a 50 oC, o valor da densidade do ar diminui para 1,09g/L, o balão sobe porque o ar quente tem menor densidade que que o ar frio. É a diferença de densidade entre ar quente e frio que explica o fenômeno da inversão térmica.

 

Por que sentimos cheiro de gás na troca do botijão?

 Quando o gás vaza do botijão de cozinha, ele se mistura rapidamente com o ar do ambiente em que está instalado resultando uma solução, este fenômeno é chamado de difusão.

Por que as bolas de aniversário murcham com o passar do tempo?

As bexigas utilizadas em festas, com o passar do tempo ficam murchas, como se o ar saísse da bola, e é o que realmente acontece, o ar escapa pelos orifícios microscópicos da borracha. Esse fenômeno é explicado pela efusão.

15 comentários:

  1. Não esqueçam de colocar nome nos comentários.
    Daniella Gagno

    ResponderExcluir
  2. Os gases reais que normalmente conhecemos como, por exemplo, o hélio, o nitrogênio e o oxigênio, apresentam características moleculares diferentes e particulares de cada um. Contudo, se colocarmos todos eles a altas temperaturas e baixas pressões eles passam a apresentar comportamentos muito semelhantes. No estudo dos gases adota-se um modelo teórico, simples e que na prática não existe, com comportamento aproximado ao dos gases reais. Essa aproximação é cada vez melhor quanto menor for a pressão e maior a temperatura.
    Por volta do século XVII e XIX, três cientistas (Jacques Charles, Louis J. Gay-Lussac e Paul E. Clayperon), após estudarem o comportamento dos gases, elaboraboraram leis que regem o comportamento dos gases perfeitos, também chamados de gases ideais. As leis por eles determinadas estabelecem as regras do comportamento “externo” do gás perfeito, levando em conta apenas as grandezas físicas que estão associadas a eles, grandezas essas que são: volume, temperatura e pressão.

    ResponderExcluir
  3. Os gases reais são todos os gases existentes na natureza, salvo quando estão em condições de pressão e de temperatura particulares e nestes casos são considerados aproximadamente, para efeitos apenas de cálculos facilitados, como gases perfeitos ou ideais. Em oposição aos gases ideais, os gases reais não podem ser explicados e modelados inteiramente usando-se a lei dos gases ideais.
    Os gases nobres, como hélio e o argônio, por serem gases atômicos, não formando normalmente moléculas, são mais próximos dos gases ideais, e por isso, até erroneamente, chamados no passado de "gases perfeitos", pois suas partículas se comportam mais como as características idealizadas e pontuais dos gases ideais.
    Para a maioria das aplicações, tal análise detalhada é desnecessária, e a aproximação dos gases ideais por ser usada com razoável precisão. Modelos de gases reais tem de ser usados próximos dos pontos de condensação dos gases, próximo do ponto crítico, a altíssimas pressões, e em alguns outros casos menos usuais.

    ResponderExcluir
  4. Os gases são compostos moleculares, exceto os gases nobres, que são constituídos por átomos isolados, não possuem volume fixo, e se misturam em qualquer proporção.O aumento da energia cinética é resultante do aquecimento do gás contido no frasco, onde as moléculas se deslocam com maior velocidade.
    No caso do Balão de aniversário, que acontece a efusão, o gás é submetido a passar pelas falhar microscópicas do balão, para ir à atmosfera.

    Os Gases Inflamaveis, são aqueles capazes de provocar reacções térmicas.
    Para que se crie uma reação térmica, é necessária a presença em simultâneo e na correta proporção dos seguintes componentes:

    Energia de Ignição - Térmica ou eléctrica
    Elemento Combustível - Gás, Poeira ou Vapor
    Comburente - Oxigénio ou ar.


    Condições de Explosividade

    ResponderExcluir
  5. Os gases reais não seguem rigorosamente a Lei de Boyle, somente a altas temperaturas e baixas pressões eles se assemelham aos gases ideais.
    Para diminuirmos a pressão de um gás basta submetê-lo a um grande volume, o que vai aumentar a distâcia média entre as moléculas.
    Quanto maior a temperatura, maior o grau de agitação das moléculas do gás.

    ResponderExcluir
  6. Os gases são substâncias fluídas que estão presentes em grande quantidade na natureza.
    Os gases possuem a propriedade de expansão (aumento de volume) e contração (diminuição de volume). Estas mudanças ocorrem de acordo com a mudança de temperatura, pressão, etc. Possuem também a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço.

    Os gases são importantes para os seres humanos, pois são aplicados em diversas atividades, tais como: uso doméstico (gás de cozinha), hospitais, meios de transporte, medicina e indústria.

    Por outro lado, existem os gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis. Estes gases (dióxido de carbono, gás metano, perfluorcarbonetos, óxido nitroso e hidrofluorcarbonetos) prejudicam o meio ambiente, colaborando para o processo de aquecimento global.

    ResponderExcluir
  7. Definição

    Os gases são substâncias fluídas que estão presentes em grande quantidade na natureza.

    O ar atmosférico é composto por vários gases, tais como: nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%).

    Os gases possuem a propriedade de expansão (aumento de volume) e contração (diminuição de volume). Estas mudanças ocorrem de acordo com a mudança de temperatura, pressão, etc. Possuem também a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço.

    Os gases são importantes para os seres humanos, pois são aplicados em diversas atividades, tais como: uso doméstico (gás de cozinha), hospitais, meios de transporte, medicina e indústria.

    Por outro lado, existem os gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis. Estes gases (dióxido de carbono, gás metano, perfluorcarbonetos, óxido nitroso e hidrofluorcarbonetos) prejudicam o meio ambiente, colaborando para o processo de aquecimento global.

    ResponderExcluir
  8. Na Teoria Cinética dos Gases Ideais, o volume próprio das moléculas é desprezado comparado ao volume disponível para o seu movimento e também, as forças coesivas entre as moléculas são consideradas sem efeito. Assim, os desvios das leis de Boyle e de Charles observados nos gases reais dão indicações da existência de forças entre moléculas de tamanho finito e de suas intensidades.
    Se colocarmos em um gráfico a quantidade PV/RT à temperatura constante, contra a pressão, a lei de Boyle fica representada por uma linha horizontal. As forças intermoleculares são efetivas quando as moléculas estão relativamente próximas umas das outras e permanecem assim por um intervalo de tempo suficiente para que as forças atuem. Se as forças são efetivas, as moléculas chegam mais perto umas das outras do que no caso de as forças não serem efetivas. A pressões baixas, as forças não são efetivas porque as moléculas estão muito afastadas. E a temperaturas elevadas, mesmo com altas pressões, as forças também não são efetivas porque as moléculas, movendo-se muito depressa, não permanecem um tempo suficiente próximas uma das outras. Para baixas temperaturas, à medida que a pressão é aumentada a partir de zero, as moléculas começam a ser comprimidas em volumes cada vez menores e as forças intermoleculares, tornando-se efetivas, agem de forma a tornar as moléculas mais próximas umas das outras. Assim, a densidade do gás cresce a uma taxa maior do que a taxa causada apenas pelo aumento da pressão. O produto da pressão pelo volume decresce porque o volume diminui mais rapidamente do que o aumento de pressão.

    Viscosidade nos Gases

    Em um gás, as moléculas estão em média longe umas das outras de modo que as forças de coesão não são efetivas. A viscosidade do gás não vem do atrito interno, mas da transferência de momentum (quantidade de movimento) entre camadas adjacentes que se movem com velocidade relativa não nula. As moléculas que cruzam a fronteira entre as camadas partindo da camada que se move mais rapidamente transferem uma quantidade de movimento maior à camada que se move menos rapidamente do que a quantidade de movimento que as moléculas desta camada transferem àquela ao cruzarem, por sua vez, a fronteira entre as camadas. Assim, a velocidade da camada mais rápida tende a diminuir e a velocidade da camada mais lenta, a aumentar, de modo que a velocidade relativa tende a diminuir

    ResponderExcluir
  9. Gases:Podemos imaginar um gás como sendo um conjunto de moléculas ou átomos em movimento permanente e aleatório, quanto maior é a temperatura maior é a velocidade desse movimento.

    Um dos principais motivos para se estudar hoje o comportamento dos gases é a poluição atmosférica que aumenta gradativamente com a emissão de gases poluentes na atmosfera terrestre. Este tipo de poluição é extremamente perigosa principalmente porque não podemos ver a maioria dos gases, os quais possuem diversas características que influenciam nossa vida na Terra.


    mas por que não vemos os gases?
    Nós não vemos um gás por que neste estado físico as moléculas encontram-se afastadas uma das outras, diferentemente do estado sólido e líquido, no estado gasoso as forças que mantém as moléculas unidas são fracas.

    Bruna Corsini

    ResponderExcluir
  10. Os gases são substâncias fluídas que estão presentes em grande quantidade na natureza,não possuem forma e volume definidos, e consistem em uma coleção de partículas (moléculas, átomos, íons, elétrons, etc.) cujos movimentos são aproximadamente aleatórios.
    Os gases possuem a propriedade de expansão (aumento de volume) e contração (diminuição de volume). Estas mudanças ocorrem de acordo com a mudança de temperatura, pressão, etc. Possuem também a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço.
    Um gás também apresenta as seguintes características:
    Densidade relativamente baixa e viscosidade comparável a dos estados sólido e líquido.
    Volume muito sensível as mudanças na temperatura ou pressão, por isso o termo "compressíveis".
    Difusão rápida, espalhando-se rapidamente, de forma a distruibuir-se homogeneamente e preencher totalmente qualquer recipiente.
    Os gases são importantes para os seres humanos, pois são aplicados em diversas atividades, tais como: uso doméstico (gás de cozinha), hospitais, meios de transporte, medicina e indústria.

    Por outro lado, existem os gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis. Estes gases (dióxido de carbono, gás metano, perfluorcarbonetos, óxido nitroso e hidrofluorcarbonetos) prejudicam o meio ambiente, colaborando para o processo de aquecimento global.

    Anna Luísa

    ResponderExcluir
  11. O gás é uma coisa bem simples...
    O gás é um estado de agregação da matéria onde as moléculas têm maior liberdade de movimento. Não tem forma própria e ocupam todo o volume do ambiente onde estiverem.

    Felippe Negrão

    ResponderExcluir
  12. Os gases são compostos moleculares, exceto os gases nobres, que são constituídos por átomos isolados.
    Pode-se dizer que é o estado de agregação da matéria onde as moléculas têm maior liberdade de movimento. Não tem forma própria e ocupam todo o volume do ambiente onde estiverem.
    As partículas que constitui um gás possuem alto grau de liberdade, por serem muito distanciadas umas das outras e não haver comunicação entre elas. Resultando assim em um movimento contínuo e desordenado das partículas, fazendo-as chocar contra as paredes internas do recipiente que contém o gás.
    Em um gás, as moléculas estão em média longe umas das outras de modo que as forças de coesão não são efetivas.
    É possível definir os gases em três principais tipos: O gás real, o gás ideal e o gás perfeito.
    O ar, por exemplo, é uma mistura de gases, com propriedades diferentes, além de diversas outras partículas e vapor de água.
    O ar atmosférico é composto por vários gases, tais como: nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%).
    Os gases também possuem a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço, e os mesmos são utilizados para várias atividades humanas, como uso doméstico, em hospitais, meios de transporte, medicina e indústria, variando o tipo de gás, dependendo da atividade. Também existem os gases poluentes, que prejudicam o meio ambiente, podendo citar dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, entre outros.

    ResponderExcluir
  13. Gás é conjunto de moléculas ou átomos em movimento permanente e aleatório, quanto maior é a temperatura maior é a velocidade desse movimento, é uma substância que, em condições ambientais, se encontra normalmente na forma gasosa.
    Não podemos ver um gás por que neste estado físico as moléculas encontram-se afastadas uma das outras, diferentemente do estado sólido e líquido, no estado gasoso as forças que mantém as moléculas unidas são fracas.
    O conceito de gás ideal é útil porque obedece a lei dos gases ideais, uma equação de estado simplificada, e é passível de análise pela mecânica estatística.

    ResponderExcluir
  14. Estado de agregação da matéria onde as moléculas têm maior liberdade de movimento. Não tem forma própria e ocupam todo o volume do ambiente onde estiverem.
    O gás é uma substância que, em condições ambientais, se encontra normalmente na forma gasosa.
    Os gases são compostos moleculares, exceto os gases nobres, que são constituídos por átomos isolados.
    As partículas que constitui um gás possuem alto grau de liberdade, por serem muito distanciadas umas das outras e não haver comunicação entre elas. Resultando assim em um movimento contínuo e desordenado das partículas, fazendo-as chocar incessantemente contras as paredes internas do recipiente que contém o gás.
    Podemos imaginar um gás como sendo um conjunto de moléculas ou átomos em movimento permanente e aleatório, quanto maior é a temperatura maior é a velocidade desse movimento.
    O ar atmosférico é composto por vários gases, tais como: nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e outros gases (1%).
    Os gases também possuem a capacidade de passar para o estado líquido, ocupando desta forma menos espaço, e os mesmos são utilizados para várias atividades humanas, como uso doméstico, em hospitais, meios de transporte, medicina e indústria, variando o tipo de gás, dependendo da atividade. Também existem os gases poluentes, que prejudicam o meio ambiente, podendo citar dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, entre outros.
    Não vemos um gás por que neste estado físico as moléculas encontram-se afastadas uma das outras, diferentemente do estado sólido e líquido.

    Júlia Crema.

    ResponderExcluir
  15. Os gases têm suas moléculas com uma velocidade muito grande, por isso um gás tende a ocupar todo o espaço que lhe é disponível. Imagine um ambiente como, por exemplo, um elevador com duas pessoas dentro. Uma delas está com um desarranjo intestinal e flatulando muito. Será que a outra pessoa sentirá o odor? Sim! Depois de um tempo, a segunda pessoa ficará torcendo o nariz, desagradavelmente. Por que? Ora, por que o gás se espalhou por todo o ambiente do elevador, e ele, faz isto, por que suas moléculas têm muita velocidade (alta energia cinética). Podemos dizer, então, com muita segurança, que o volume do gás é o volume do próprio recipiente que o contém.

    Falemos um pouco sobre a pressão. O que é a pressão de um gás? Bem... as moléculas estão sempre agitadas no estado gasoso. Ora, se colocarmos um pouco de gás dentro de um recipiente, é de se esperar que uma hora ou outra estas moléculas batam nas paredes do recipiente. Deste choque, surge uma pressão nas paredes que é a pressão do gás. Resumindo: a pressão de um gás é o resultado da colisão das moléculas do gás contra as paredes do recipiente que o contém.

    Pense agora na temperatura e o efeito que ela tem na pressão. Ora, se diminuirmos a temperatura, diminuiremos a energia cinética das moléculas. Com pouca velocidade, as moléculas colidem com menos força nas paredes. O que se espera que aconteça com a pressão? Espera-se que a pressão aumente ou diminua? A resposta é que diminua a pressão. Mas se aumentarmos a temperatura, esperaremos que a pressão aumente, pois a velocidade das moléculas irá aumentar, e colidirão com mais força nas paredes do recipiente.

    Aluna: Melânia Engelhardt Lisboa

    ResponderExcluir