segunda-feira, 25 de abril de 2011

1º ANO - AULA PRÁTICA Nº1

CONHECENDO O LABORATÓRIO


Objetivos
Conhecer as vidrarias e equipamentos básicos de um Laboratório de Química, bem como aprender a manuseá-los corretamente tornando-os aptos a desenvolverem quaisquer procedimentos experimentais futuros.


A execução de qualquer tarefa num Laboratório de Química envolve geralmente uma variedade de equipamentos que, devem ser empregados de modo adequado, para evitar danos materiais e pessoais. A escolha de um determinado aparelho, vidraria ou material depende dos objetivos e das condições em que o experimento será executado. Entretanto, na maioria dos casos, o experimentador deve fazer a associação entre equipamento e finalidade.

Aqui estão listadas algumas das principais vidrarias e equipamentos utilizados:

BÉQUER
É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a tela de amianto.

BURETA
É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.

BICO DE BUNSEN
É a fonte de aquecimento utilizada no laboratório. Não devem ser utilizadas substâncias inflamáveis.

BALÃO VOLUMÉTRICO
É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.

BAQUETA
A baqueta, também chamada de bastão de vidro, serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.

CONDENSADOR
É um equipamento que tem como finalidade condensar vapores, principalmente em destilações. É comumente utilizado em conjunto com o balão de destilação.

ESPÁTULA
É usada para transferir substâncias sólidas. Por ser feita de metal, ela não deve ser utilizada para agitar substâncias – as baquetas devem ser utilizadas nesses casos.

ERLENMEYER
O erlenmeyer tem as mesmas finalidades que o béquer, fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material.

FUNIL COMUM
Ele é feito de vidro (alguns autores o chamam de funil de vidro) e é utilizado na transferência de substâncias entre recipientes e na filtragem de substâncias como o auxílio de um filtro de papel.

FUNIL DE BROMO
O funil de bromo é utilizado para separar líquidos não miscíveis, ou seja, através da decantação. A torneira embutida nele permite que seja separado com facilidade, por exemplo, a água do óleo.

PAPEL DE FILTRO
Tem a mesma finalidade que os filtros utilizados para coar café, separar sólidos de líquidos. O filtro deve ser utilizado no funil comum.

PROVETA
A proveta, ou cilindro graduado, é um instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medição de líquidos.

PIPETA
É utilizada para medir com grande precisão uma quantidade estipulada de volume. A da foto ao lado mede com precisão 25ml, enquanto existem pipetas de 5ml, 10ml, 50ml e até 100ml.

PISSETA
Um frasco de plástico para guardar água, álcool ou outro solvente. Ela também serve para atirar jatos da substância contida na própria.

PLACA DE PETRI
Placa de plástico ou vidro onde são colocadas culturas de bactérias.

SUPORTE UNIVERSAL
É empregado na sustentação de peças e sistemas. Ele pode segurar, por exemplo, a bureta ou o funil de cromo.

TUBOS DE ENSAIO
Tubo de ensaio quer dizer tubo de experimento, e é para isso que ele serve.
Podem ser feitas reações em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de bunsen.

TERMÔMETRO
Mede a temperatura de substâncias ou, no caso do termômetro da foto, do ambiente.

TRIPÉ
Serve de base para outro instrumento, como a tela de amianto.

TELA DE AMIANTO
É uma tela metálica com amianto no centro utilizada para distribuir uniformemente o calor do bico de bunsen. Deve ser utilizada junto ao tripé de ferro.

As normas de segurança também são muito importantes utilizamos o laboratório de quimica para as aulas práticas. Assim sendo, responda:
Quais as normas de segurança que você considera mais importante para um laboratório de química?

11 comentários:

  1. Considero todo cuidado de suma importância em um laboratório, mas os principais são:
    *Uso do jaleco
    *Não usar lentes de contato
    *Prender os cabelos
    *Não usar jóias, relógios, brincos e adornos em geral
    *Se for misturar água e ácido nunca colocar água sobre o ácido e sim o ácido sobre a água
    *Ler com atenção o experimento antes de começado

    Essas são só algumas das normas de segurança que devemos seguir ao frequentarmos laboratórios, pois assim estaremos evitando acidentes.
    Caio César Fagundes

    ResponderExcluir
  2. Para mim as normas de segurança que considero mais importantes são:

    - Use sempre o jaleco.
    - Não cheire, nem prove nenhum reagente e nem toque neles.
    - Não trabalhe com material imperfeito, principalmente os de vidro.
    - Tenha cuidado com materiais inflamáveis.
    - Durante as experiências, não encoste suas mãos nos olhos ou na boca e, após o término lave-as com água e sabão.

    ResponderExcluir
  3. Bom, primeiro devemos ter muita atenção e cuidado para realizar uma experiência.
    É importante saber as instruções das experiências e estar equipado com o material adequado para a segurança de todos.
    Não devemos injerir ou inalar qualquer substância.
    Temos que deixar os materiais organizados e lavar as mãos após o término de qualquer aula prática.

    ResponderExcluir
  4. -Não usar produto algum que não esteja devidamente rotulado.

    -Verificar sempre a toxicidade e a inflamabilidade dos produtos com os quais se esteja trabalhando.

    -Jamais trabalhar sozinho em um laboratório.

    -Jamais comer ou beber em laboratório.

    -Discutir sempre com o professor ou supervisor a experiência que será feita.


    Isabela Lorencini

    ResponderExcluir
  5. * Não use relógios, pulseiras, anéisou qualquer ornamentos durante o trabalho no laboratório;

    * Não beba e não coma no laboratório;

    * Caminhe com atenção e nunca corra no laboratório;

    * Não leve a mão à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos;

    * Todo acidente com reagentes deve ser limpo imediatamente protegendo-se se necessário. No caso de ácidos e bases devem ser neutralizados antes da limpeza;

    * Siga corretamente o roteiro de aula e não improvise, pois improvisações podem causar acidentes, use sempre materiais e equipamentos adequados.

    ResponderExcluir
  6. Nunca provar, cheirar ou tocar em produtos químicos com as mãos. Os produtos
    químicos podem provocar danos, por isso devem
    ser manuseados com o máximo cuidado.

    Na diluição de ácidos, colocar primeiro a água no recipiente e depois o ácido.

    Amanda Zanetti 1º ano EM

    ResponderExcluir
  7. É importante ler o rótulo das embalagem dos produtos quimicos e nunca provar, cheirar ou tocar nesses produtos quimicos diretamente com as mãos, pois podem provocar danos, graves ou não.


    Video mostrando as normas de segunranças que devem ser seguidas em um laboratório:
    http://www.youtube.com/watch?v=pU0ZQWIpVb0


    Guilherme Gagno.

    ResponderExcluir
  8. Considerando que durante os experimentos são utilizadas variadas substancias (ou produtos)e muitos destes são nocivos, é necessário que haja extrema cautela para que não aconteça acidentes (que podem chegar a ser graves). O ambiente e objetos usados, antes de serem utilizados, devem ser observados se estão devidamente higienizados; uso de vestimentas adequadas, como mascaras, jaleco e luvas, para não ter contato direto com as substancias; manter distancia quando, provavelmente, haverá alguma reação; não fazer as coisas de forma afoita, mantendo sempre calma; qualquer anomalia encontrada deve ser avisada; anotar ou seguir corretamente todo o procedimento e as instruções dadas pelo professor/instrutor.

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião a norma de segurança mais importante seria não ir ao laboratório sem profissionais,pois pode despertar a curiosidade e seria perigoso,por exemplo,se alguns reagentes entrassem em contato com a pele.Tendo um profissional ao lado,ele poderia passar informações e as normas de segurança sem algum tipo de perigo.Lembrando também que seria muito importante conhecer as saídas de emergência.
    :B

    Daniela Simonetti

    ResponderExcluir
  10. Não mexer naquilo que você não conhece. Nunca cheirar as substâncias, e lavar a mão a cada experiência pois podemos mecher com substâncias ''perigosas'' .... Beijos, Lívia.

    ResponderExcluir
  11. Para um bom procedimento da aula no laboratorio todos devem saber as normas de segurança. Então todos podem fazer experiencias sem o perigo de se contaminar, se envenenar, se machucar, morrer... As regras que achei mais importantes são: 1) Lembre-se de que o laboratório é um lugar para trabalho sério. Tenha atenção, método e calma. 2) Antes de começar o experimento, leia todo o seu roteiro. 3) Tenha cuidado com materiais inflamáveis. 4) Não prove, não cheire nenhum reagente e nem toque neles. Todas as regras são importântissimas para boa conduta no laboratório então sempre devemos segui-las! abraço João Victor Saúde Ferraz (melhor aluno)

    ResponderExcluir