sexta-feira, 22 de abril de 2011

2ºANO - AULA PRÁTICA Nº 1

A CONSERVAÇÃO DAS MASSAS NAS REAÇÕES QUÍMICA

A aula prática teve como objetivo a verificação da Lei de Lavoisier e para isso usamos:

ü  Vidro de relógio
ü  Tubo de ensaio
ü  Fósforo
ü  Balança
ü  Esponja de aço
ü  Bexiga de ar
ü  Fita de magnésio
ü  Solução de ácido clorídrico

1)    Na primeira parte verificamos a Lei de Conservação das Massas em uma reação de um metal com um ácido. Colocamos em um tubo de ensaio uma solução de ácido clorídrico (HCl) e pesamos todo o conjunto (bexiga, tubo de ensaio com a solução e a fita de magnésio). Logo em seguida, colocamos a fita de magnésio e no tubo contendo a solução de HCl e tampamos com uma bexiga de ar. Observamos que houve a produção de um gás, que gás era esse? Qual a equação que expressa à reação ocorrida?
 Observamos, ainda, que houve conservação da massa apesar da bexiga ter enchido.

2)    Na segunda parte colocamos uma esponja de aço em um vidro de relógio. Pesamos, então, o conjunto. Em seguida queimamos toda a esponja com o auxilio do fósforo. E pesamos novamente. Observamos que a massa foi aumentada, porque isso acontece e qual a reação ocorrida nesse processo?

20 comentários:

  1. !- Que evidências permitem concluir que houve reação química nesses experimentos?
    Parte I: No experimento I podemos concluir que houve uma reação química, pois vemos que após juntarmos o magnésio com um ácido dentro de um tubo de ensaio e taparmos com um balão, ele encherá. Teremos a reação: Mg + HCl -> MgCl2 + H2. Ou seja, irá formar um sal e hidrogenio gasoso, no qual este encherá o balão.

    Parte II: Sim, na queima de uma palha de aço há uma reação química, pois a sua massa aumentará. Isso irá acontecer, pois o resultado de tal queima será o oxido de ferro (Fe2O3), isso quer dizer que terá a incorporação de oxigênio na massa original do ferro.

    2- Porque houve conservação da massa na parte I? e Aumento da massa na parte II?
    Houve conservação da massa da parte I do experimento pois não teve participação de nenhum outro reagente, e como tapamos o tubo de ensaio, o gás H2 não pode sair, conservando a massa em 130,9 gramas. Já na parte II, a massa irá aumentar pois no momento da queima terá a incorporação do oxigênio, que fará com que a massa aumente. No caso aumentou de 22,5 gramas para 27 gramas.
    Aluna: Melânia Engelhardt Lisboa

    ResponderExcluir
  2. 1) O gás produzido foi o OXIGÊNIO. A equação que expressa a reação é Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2) A massa aumenta pois primeiro não foi somado o oxigênio entre o bombril, e depois que o mesmo foi queimado somou.

    ResponderExcluir
  3. 1)- Dani, pesquisei e cheguei a uma conclusão que quando o Mg reage com o HCl forma o cloreto de magnesio e liberta o gas hidrogênio.De acordo com a equação abaixo tem-se:
    Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2)- A massa fica maior que a massa original, porque o resultado de quando queima o óxido de ferro (ferrugem - Fe2O3). Quando isso acontece significa que no resultado da queima, teremos a incorporação de oxigênio na massa original do ferro que constitue a palha de aço(aumentando). Cada 112 gr de ferro, depois da queima originam 160gr de óxido de ferro, isso quer dizer que cada grama de palha de aço se transforma em aproximadamente 1,4287 gr de produto final.

    Meu entendimento:
    A Lei da Conservação das Massas. De acordo com essa lei, em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Portanto, não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada (Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma). Logo, tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra. Tudo se realiza com a matéria que é proveniente do próprio planeta, apenas havendo a retirada de material do solo, do ar ou da água, o transporte e a utilização desse material para a elaboração do insumo desejado, sua utilização para a população e, por fim, a disposição, na Terra, em outra forma, podendo muitas vezes ser reutilizado.

    Marcos Renêr Filho

    ResponderExcluir
  4. 1)Houve a produção do gás HidrogêniO (H2). A equação que pode ser usada para representar a reação é: Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2)Houve aumento da massa pois durante a queima da palha de açó ocorreu a incorporação de O2 ao metal, fazendo com que hovesse aumento no peso final do produto.

    Anna Luísa

    ResponderExcluir
  5. 1ª - A Bisnaga enche um pouco pois quando o Mg reage com o HCl forma o cloreto de magnesio e liberta o gas hidrogênio. e a reação Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.


    2ª - por ser formado de particulas de ferro e sendo que no óxido de ferro, as partículas de ferro estão ligadas ao oxigênio. Isso faz com que a massa dele aumente e assim aumentando o peso na balança .
    ds.

    ResponderExcluir
  6. 1) Gás hidrogênio, 2 Hcl+Mg –H2+Mg Cl

    2) A massa da palha de aço aumentou, pois não levamos em consideração a massa do gás oxigênio que se encontra na atmosfera, de acordo com a reação abaixo:

    Ferro +oxigênio → óxido de ferro
    m1 +m2 = m3

    Sendo assim a balança não registrou a massa do oxigênio antes da queima, mas depois da queima o oxigênio reagiu com o ferro formando óxido de ferro e essa massa foi registrada. A Lei de Lavoisier diz que existe uma quantidade igual de matéria antes e depois do experimento, a quantidades dos átomos permanecem precisamente as mesmas e nada acontece além de mudanças e modificações nas combinações desses átomos.

    Otávio orletti f. campos
    2ºano Ensino médio

    ResponderExcluir
  7. 1ª -Mg reage com o HCl forma o cloreto de magnésio e o gás liberado é o hidrogênio.
    E a reação ocorrida foi Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.


    2ª - Por ser formado de particulas de ferro e sendo que no óxido de ferro, as partículas de ferro estão ligadas ao oxigênio.Isso faz com que a massa dele aumente,pois cada 112 gr de ferro, depois da queima originam 160gr de óxido de ferro, ou seja, cada grama de palha de aço se transforma em aproximadamente 1,4286 gr de produto final.

    Bruna Corsini

    ResponderExcluir
  8. Quando o Mg reage com o HCl forma o cloreto de magnesio e liberta o gas hidrogenio.
    de acordo com a equacao tem-se:
    Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    ResponderExcluir
  9. 1) O gás produzido foi o gás Hidrogênio (H2)
    2HCl + Mg -> H2 + MgCl2

    2) A lei de conservação da massa foi reconhecida em 1760 por Mikhail Lomonosov.
    De acordo com essa lei, em qualquer sistema, físico ou químico, nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Portanto, não se pode criar algo do nada nem transformar algo em nada (Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma). Logo, tudo que existe provém de matéria preexistente, só que em outra forma, assim como tudo o que se consome apenas perde a forma original, passando a adotar uma outra.

    ResponderExcluir
  10. 1-Observamos que houve a produção de um gás, que gás era esse? Qual a equação que expressa à reação ocorrida?
    R: O gás é o Hidrogênio (H2)
    equação que expressa a reação ocorrida:
    2HCl + Mg -> H2 + MgCl2

    2- Observamos que a massa foi aumentada, porque isso acontece e qual a reação ocorrida nesse processo?
    R: A palha de aço, quando queimada o Fe se combina com o oxigênio, formando Fe2O3. Daí, aumenta o peso.

    ResponderExcluir
  11. 1) é cloreto de magnésio. Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2) a massa aumenta graças a queima da palha de aço que é o oxido de ferro Fe-2o3

    ResponderExcluir
  12. R:
    1)O gás é o hidrogênio. A equação que expressa à reação ocorrida é 2HCl + Mg = H2 + MgCl2
    2)Pelo fato de que a palha de aço, quando se queima, o Fe se combina com o oxigênio, formando Fe2O3.

    ResponderExcluir
  13. 1)Com a reação do Mg com o HCl forma-se o Cloreto de Magnésio e logo há liberação de gás HIDROGÊNIO. E a equação que expressa à reação ocorrida Mg + HCl -> MgCl2 + H2.

    2)A massa foi aumentada, porque o resultado da queima é o óxido de ferro, ou seja, significa que no resultado da queima, temos a incorporação de oxigênio na massa original do ferro que também constitui a palha de aço. Cada 112 g de ferro, depois da queima originam 160g de óxido de ferro, ou seja, cada grama de palha de aço se transforma em aproximadamente 1,4286 g de produto final.Na experiencia aumentou de 22,5 gramas para 27 gramas.

    Bruna

    ResponderExcluir
  14. 1ª - Ao praticarmos essa experiência percebemos que há a produção do gás de hidrogênio ao começar a encher a bisnaga, e a reação que ocorre é : Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2ª - Ocorreu uma diferença nos resultados que a massa da palha de aço aumentou, pois não levamos em consideração a massa do gás oxigênio que se encontra na atmosfera e quando levamos em conta a incorporação de oxigênio e a massa original do ferro que também constitui a palha de aço aumenta a massa, esse fenômeno pode ser explicado a partir das Leis das Reações Químicas (Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier).

    Reação : Ferro + Oxigênio -----> Oxido de Ferro.

    ResponderExcluir
  15. 1ª - Ao praticarmos essa experiência percebemos que há a produção do gás de hidrogênio ao começar a encher a bisnaga, e a reação que ocorre é : Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2ª - Ocorreu uma diferença nos resultados que a massa da palha de aço aumentou, pois não levamos em consideração a massa do gás oxigênio que se encontra na atmosfera e quando levamos em conta a incorporação de oxigênio e a massa original do ferro que também constitui a palha de aço aumenta a massa, esse fenômeno pode ser explicado a partir das Leis das Reações Químicas (Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier).

    Reação : Ferro + Oxigênio -----> Oxido de Ferro.

    ResponderExcluir
  16. 1)Na reação forma-se cloreto de magnésio e o gás produzido foi o HIDROGÊNIO, que encheu o balão. A equação que expressa a reação é Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2) No primeiro momento houve conservação da massa. Depois a massa aumenta pois primeiro não foi somado o gás oxigênio entre o bombril, mas após a queima da palha de aço o gás somou, consequentemente aumentando a massa, que foi de 22,5 g. para 27 g.

    Júlia Crema

    ResponderExcluir
  17. 1ª - Podemos concluir que houve uma reação química, praticarmos essa experiência percebemos que há a produção do gás de hidrogênio ao começar a encher a bisnaga, e a reação que ocorre é : Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2ª -A Lei da Conservação das Massas foi publicada pela primeira vez 1760, em um ensaio de Mikhail Lomonosov. No entanto, a obra não repercutiu na Europa Ocidental, cabendo ao francês Antoine Lavoisier o papel de tornar mundialmente conhecido o que hoje se chama Lei de Lavoisier. Ocorreu uma diferença nos resultados que a massa da palha de aço aumentou, pois não levamos em consideração a massa do gás oxigênio que se encontra na atmosfera e quando levamos em conta a incorporação de oxigênio e a massa original do ferro que também constitui a palha de aço aumenta a massa, esse fenômeno pode ser explicado a partir das Leis das Reações Químicas (Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier). Através de seus trabalhos, pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier:"Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação". Reação : Ferro + Oxigênio -----> Oxido de Ferro

    Marcos Renêr Campos Filho

    ResponderExcluir
  18. 1-No experimento, pudemos observar que houve a produção de um gás pois o balão foi inflado, sendo que esse gás produzido foi o Hidrgênio (H2).A equação que pode ser utilizada para representar a reação é: Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2-A massa foi aumentada pois a partir da queima da palha de aço,ocorre a incorporação de gás Oxigênio (O2) ao metal, oque faz com que a massa que inicialmente pesava 29,2g passe a pesar 29,4g ao final da reação que foi de COMBUSTÃO.

    Anna Luísa.

    ResponderExcluir
  19. 1)Na reação se forma cloreto de magnésio. E o Hidrogênio foi o gás produzido,que fez com que o balão se enchesse. A equação que representa a reação é: Mg + 2HCl → MgCl2 + H2.

    2)Primeiro conservou a massa, logo após a massa aumenta, porque primeiro não somamos a massa do oxigênio entre a palha de aço, mas após a queima da palha de aço o gás somou-se, consequentemente aumentau a massa, que foi de 22,5 g. para 27 g.

    ResponderExcluir
  20. O gás serio o hidrogênio.
    A equação da reação é: 2HCl + Mg = H2 + MgCl2

    A massa aumentou, porque antes não foi adicionada a massa do Oxigênio, após a combustão a massa do Oxigênio (O2) uni-se à palha de aço.

    Felippe Negrão

    ResponderExcluir