quarta-feira, 16 de maio de 2012

LEI DA CONSERVAÇÃO DAS MASSAS – 2º ANO


O químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), deu início às suas descobertas sobre a Lei de Conservação das Massas no ano de 1785, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi muito importante para a ciência, e foi até considerado o pai da química moderna.

 
Existe uma famosa frase para enunciar a Lei de Conservação das Massas: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".

Para constatar suas ideias, Lavoisier fez inúmeras experiências em seu laboratório próprio, uma delas consistia em pesar as substâncias participantes de uma reação química, antes e depois que ela ocorresse. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante.

Assim como Lavoisier, também testamos a Lei de Conservação das Massas em laboratório. Como se deu esse teste? Qual a diferença entre um sistema fechado e um sistema aberto?

11 comentários:

  1. Os experimentos realizados por Lavoisier levaram-no a concluir que, numa reação química A SOMA DAS MASSAS DOS REAGENTES É IGUAL À DOS PRODUTOS.

    Colocamos em um tubo de ensaio uma solução de ácido clorídrico (HCl) e pesamos todo o conjunto Bisnaga, tubo de ensaio com a solução e a fita de magnésio. Logo em seguida, colocamos a fita de magnésio e no tubo contendo a solução de HCl e tampamos com uma bisnaga, houve a produção do gás hidrogênio enchendo um pouco a bisnaga e pesamos o conjunto todo e comprovamos que houve a conservação da massa.

    Pegamos um bombril e o pesamos, anotando o peso do mesmo, tratamos de queimá-lo, assim que a queima terminou, tornamos a pesar o bombril queimado, verificamos o peso EXATO de antes da queima. O fato é que ao queimar, o bombril recebeu O2, que ocupou o espaço da massa que foi queimada.
    Por isso, conhecemos: "Numa reação química, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação".

    ResponderExcluir
  2. No primeiro teste misturamos o ácido cloridrico com fita de magnésio em um tubo de ensaio e colocamos uma bexiga. A massa final permaneceu como a inicial, devido o fato de ser um sistema fechado e o gás H2 não escapar.
    No segundo teste colocamos uma esponja de aço sobre o vidro de relógio e queimamos com fósforo. A massa final foi maior que a inicial devido ao fato de ser um sistema aberto e sofreu influencia do ambiente e principalmente do O2.

    Amanda, 2º ano do Ensino médio

    ResponderExcluir
  3. Neste teste foi usado um cilindro de vidro uma acido um balão uma balança e uma ita de metal e no outro tivemos fosforo e palha de aço.
    Tanto um tanto o outro conservaram suas massas,. No teste do cilindro foi feito da seguinte modo primeiro foi medido o peso de tudo depois colocado o acido e a fita de metal apos o balão tapando a saída do gás que era produzido, e depois foi pesado novamente e ficou com o mesmo peso.O da palha de aço foi pesada e depois colocamos fogo depois de queimado e de parecer ter perdido peso continuou com 35,8g(Na nossa pesagem )

    MARCELO

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Realizamos o teste de duas maneiras distintas, de princípio pesamos o tubo de ensaio com a solução de ácido clorídrico,uma bexiga e uma fita de magnésio separadamente, logo depois colocamos para que reagissem a fita de magnésio e a solução de ácido clorídrico, com a bexiga prendemos o ar e pesamos novamente, conservando assim a mesma massa.
    Em segundo momento pesamos um vidro de relógio e esponja de aço, em seguida com o fósforo realizamos a queima da esponja de aço, depois do feito o pesamos novamente, percebendo assim que a massa sofreu pequena variação.
    A diferença entre um sistema fechado e um sistema aberto é apenas que no sistema fechado, a massa do produto será sempre igual a do reagente, conservando-se; já no sistema aberto, a massa do produto e do reagente sofrem pequena alteração.

    Isabela Lorencini :]

    ResponderExcluir
  6. lei de Lavoisier é conversar a matéria durante uma transformação química!!!!O sistema fechado é o que não tem interferência do meio externo e o sistema aberto tem inteferencia... Ou seja... a massa no final não vai ser mais a mesma! Na nossa experiencia... a massa permaneceu a mesma após a reaçao quimica..bjs! lívia!=)

    ResponderExcluir
  7. Na primeira parte medimos a massa do tubo de ensaio com ácido clorídrico, da bexiga e da fita de magnésio. Após colocarmos o metal no tubo com o ácido e esperar que a reação se completasse, a massa foi medida novamente e resultou nas mesmas 220g iniciais.
    Na segunda parte colocamos um pedaço de esponja de aço no vidro de relógio e pesamos. Após queimar a esponja, o conjunto foi pesado novamente, apresentando uma leve alta em sua massa inicial devido ao oxigênio agregado durante a queima.

    Em um sistema fechado é possível medir a massa, temperatura e volume com precisão antes e após a reação. O gás que poderia ser perdido em um sistema aberto é medido no sistema fechado, por exemplo.

    ResponderExcluir
  8. na experiência feita foi usado uma balança, tubo de ensaio, fita de magnésio, bexiga de ar,solução de ácido clori dico, esponja de aço,fosforo,placa de Petri.
    Primeira mente foi pesado to o material, após isso colocamos 2 pedaços de fita de magnésio, ao mesmo tempo colocamos um balão no tubo de ensaio impedindo a saída do gás, depois pesou novamente o material e não alterou sua massa.
    O 2 experimento foi pesado o seguintes materias, palha de aço, vidro de relogio, depois de pesar colocamos fogo na palha de aço, parecendo que avia perdido massa, após ser pesado novamente, mas continuou com a mesma massa, com o mesmo peso.!

    ResponderExcluir
  9. A diferença entre um sistema fechado e um aberto é que:
    O fechado:Durante as reações químicas não há criação nem perda de massa o que ocorre é a transformação das substâncias reagentes em outras substâncias.
    Ja o aberto: durante as reaçoes quimicas ele pode amumentar ou diminuir a massa.

    ResponderExcluir
  10. - Primeiro pesamos o tubo de ensaio com o ácido clorídrico, duas fitas de magnésio, e uma bexiga. que obteve a massa igual a 138,5. Depois pesamos uma esponja de aço colocada em cima de um vidro de relógio que teve a massa igual a 30,1.
    Logo a após isso, colocamos as duas fitas dentro do tubo de ensaio com o ácido, que foi se dissolvendo e tampamos com a bexiga, verificando com o tempo que a bexiga ia se enchendo. Enquanto isso fomos queimando o aço. Depois disso tudo, a massa do primeiro permaneceu a mesma 138,5. E do segundo ficou 30,5.

    - Sistema fechado: o meio ambiente não influencia na matéria ou substância. Assim como a substância também não influencia no ambiente.
    Sistema Aberto: tem influencia com o ambiente, tanto de entrada, quanto de saída.

    ResponderExcluir
  11. O sistema fechado conservam as massas. O sistema aberto variam. Quando realizamos a experiência com a esponja de aço, houve a variação com massa inicial = 29.9 e final =30.1. Quando realizamos a experiência com o tubo de ensaio, houve conservação com massa inicial e final 137,1g.

    Daniela Simonetti

    ResponderExcluir