quarta-feira, 18 de maio de 2011

3º ANO – A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA

Vivemos na Era da Química Orgânica. As roupas que usamos, sejam de substâncias natural como a lã ou o algodão ou sintética como o náilon ou o poliéster, são feitos de compostos de carbono. Muitos dos materiais que entram em nossas casas e que nos protegem são orgânicos.
Esse ramo da química é relativamente jovem, nascido do estudo das substâncias que constituem a matéria viva e dos compostos resultantes das suas transformações. Inicialmente pensava-se que a síntese de substâncias orgânicas só era possível com a interferência de organismos vivos, no entanto, quando se demonstrou que estes compostos podiam ser sintetizados em laboratório, a designação “orgânico” perdeu o sentido.
Hoje em dia, prefere-se a designação de compostos de carbono a compostos orgânicos, visto que este elemento é comum a todos eles e é, em parte, responsável pelas suas propriedades. Contudo, nem todos os compostos que possuem o elemento carbono são incluídos no grupo dos compostos de carbono/compostos orgânicos. A facilidade com que os átomos de carbono formam ligações covalentes (simples, duplas ou triplas) com outros átomos de carbono ou com átomos de outros elementos explica o número e a variedade de compostos orgânicos.
A Química Orgânica está decididamente associada a praticamente todos os aspectos de nossa existência. Daí a importância de estudar e entender Química Orgânica.
E você, também acha importante esse estudo?

8 comentários:

  1. A química orgânica exerce grande participação no nosso cotidiano. Grande parte dos compostos produzidos em nosso corpo são orgânicos por exemplo a uréia e a glicose. Não apenas em nós, como também em todos os seres vivos, sejam eles vegetais ou animais.
    Também a encontramos como combustível, na produção de tinta e sabões, até mesmo na criação de um novo composto que pode ser usado para salvar vidas.
    Produtos essenciais para a vida são orgânicos, por isso existem tantos diferentes compostos alem do ar que respiramos (O2) e da água que constitui 80% do nosso corpo, há um átomo que é fundamental: o Carbono. E é dos compostos desse elemento que a química orgânica trata.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho importante o estudo de química orgânica pelo fato de ela ser umas das áreas mais fascinantes da ciência, e também por causa das importantes descobertas nessa área que trás benefícios para os seres humanos.


    A Química Orgânica é em resumo a química da vida. Até um certo período da história acreditava-se que substâncias orgânicas só podiam ser sintetizadas por organismos vivos, mas isso mudou pois o homem conseguiu sintetiza-lás em laboratório.
    Tudo que é vida é composto por átomos de carbono, o que dá característica à Química Orgânica. Assim o estudo dela é crucial na medicina por exemplo, levando em conta que medicamentos são todos baseados em substâncias orgânicas que reagem em nosso organismo.
    Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos.
    A Química Orgânica está inserida na nossa vida de uma forma muito natural, e às vezes nem percebemos, e é fato que o mundo não funcionaria se não fosse ela.

    ResponderExcluir
  3. Definição:

    Química orgânica é a parte da química que estuda os compostos de carbono, também
    chamados de compostos orgânicos. Naturalmente, o principal elemento químico em
    estudo é o carbono, constituinte de todos os seres vivos. Os compostos orgânicos são
    múltiplos e têm grande utilidade para o homem, como é o caso do açúcar, penicilina,
    vinagre, etc. Com o seu desenvolvimento, a química orgânica subdividiu-se dando
    origem a um novo ramo – a bioquímica, que estuda as reacções anabólicas e catabólicas
    das plantas.

    História da Química Orgânica

    A química como ciência teve origem no fim da Idade Média, com o nome de Alquimia.
    A alquimia é uma mistura de química, de arte, astrologia, medicina e física, e é uma
    ciência ligada ao obscurismo, ao misticismo e ao espiritualismo. Os tradicionais
    alquimistas tinham três objectivos: A transformação de metal de metais inferiores em
    ouro; O elixir da Imortalidade; A criação de vida humana artificial (Os homonculus). Os
    dois primeiros objectivos eram conseguidos através da Pedra Filosofal, uma substância
    mítica que aumentava os poderes de um alquimista. Devido ao enorme poder que a
    Igreja exercia sobre a humanidade, os cidadãos que eram apanhados em actividade
    alquimista eram punidos com sentença de morte pela fogueira. As principais teorias
    químicas da época eram: a teoria do flogisto e a lei da conservação das massas. No
    inicio do século XVIII, o médico alemão Georg Stahl, formulou uma teoria que
    afirmava que os corpos combustíveis possuíam uma substância que era libertada durante
    a queima. A essa substância o alemão baptizou de flogisto, o que significava que o metal
    ao perder o seu flogisto passava a ser incombustível. Foi a primeira teoria sobre a
    oxidação e combustão dos metais. O flogisto do ar era absorvido pelas plantas. Stahl
    defendia igualmente que era possível a recuperação de flogisto caso a substância
    simples fosse queimada por carvão. Segundo os estusiastas da época, ao perder o seu
    flogisto, os metais ganhavam peso. Esta teoria foi abalada quando Antoine Lavoisier,
    alquimista francês, garantiu que a massa dos reagentes era igual à massa dos produtos
    de reacção, abalando assim a teoria do flogisto. A descoberta do oxigénio como
    componente atmosférico e causador primário da combustão foi igualmente importante.
    No entanto, a teoria do flogisto só foi verdadeiramente desacreditada quando, em 1928,
    Friederich Wöhler sintetizou ureia a partir de dióxido de carbono e amoníaco,
    contradizendo a teoria do flogisto que defendia que era impossível sintetizar as
    substâncias constituintes dos seres vivos a partir de compostos inorgânicos, e que
    apenas dos constituintes dos seres vivos se obtinham compostos orgânicos. A partir
    dessa altura, o número de compostos orgânicos tem vindo a aumentar
    consideravelmente.

    Diferenças entre os compostos orgânicos e inorgânicos:

    Os compostos orgânicos, apesar de muitos, são constituídos sobretudo por seis
    elementos: Carbono, Azoto, Fósforo, Enxofre, Hidrogénio e Oxigénio, mas apesar disso
    o número de compostos conhecidos é muito superior ao dos compostos inorgânicos.

    ResponderExcluir
  4. Quando você estuda a química orgânica, você observa que a química está realmente presente em tudo que é matéria. Você começa a entender certos metabolismo, o motivo das coisas acontecerem de uma forma ou de outra.

    Tudo que é vida é composto por átomos de carbono, o que dá característica à Química Orgânica. Assim o estudo dela é crucial na medicina por exemplo, levando em conta que medicamentos são todos baseados em substâncias orgânicas que reagem em nosso organismo.
    Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos.

    Quimica Orgânica está inserida na nossa vida de uma forma muito natural, e às vezes nem percebemos, e é fato que o mundo não funcionaria se não fosse ela.

    ResponderExcluir
  5. O estudo da química orgânica é importante, pois é um resumo da química da vida, ela estuda os compostos de carbono que compõem tudo o que é vida, e os átomos de carbono que dão características a química orgânica. Tudo na vida são baseados nas substancias orgânicas como os medicamentos por exemplo.
    Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes, medicamentos, papel, tinta de escrever, produtos com que nos alimentamos e do nosso vestuário.
    A Química Orgânica é fundamental para a Biologia e para a Medicina. Excluída a água, os organismos vivos estão formados principalmente por compostos orgânicos: as moléculas da "Biologia Molecular" são moléculas orgânicas. A nível molecular a Biologia é Química Orgânica.
    A química orgânica é tão importante, que ela se faz presente em nosso organismo na chamada molécula da vida (DNA), responsável por transmitir nossos caracteres hereditários. Os compostos orgânicos constituem 60 % em massa de nosso corpo, na forma de carboidratos, proteínas e lipídios.
    Thiago Cani

    ResponderExcluir
  6. O estudo dela é crucial na medicina, por exemplo, levando em conta que medicamentos são todos baseados em substâncias orgânicas que reagem em nosso organismo.
    Os compostos orgânicos integram diversos materiais, tais como combustíveis, polímeros, pesticidas, herbicidas, fertilizantes, detergentes, aditivos alimentares, cosméticos, perfumes e medicamentos e toda pesquisa genética é fundamenta na química orgânica.

    ResponderExcluir
  7. A química orgânica estuda das substâncias que constituem a matéria viva e dos compostos resultantes das suas transformações, ou resumidamente, é um ramo da química que estuda os compostos de carbono.

    A química orgânica exerce grande participação no nosso cotidiano. Grande parte dos compostos produzidos em nosso corpo são orgânicos por exemplo a uréia e a glicose. Não apenas em nós, como também em todos os seres vivos, sejam eles vegetais ou animais.

    Também a encontramos como combustível, na produção de tinta e sabões, até mesmo na criação de um novo composto que pode ser usado para salvar vidas.

    produtos essenciais para a vida são orgânicos, por isso existem tantos diferentes compostos alem do ar que respiramos (O2) e da água que constitui 80% do nosso corpo, há um átomo que é fundamental: o Carbono.

    A facilidade com que os átomos de carbono formam ligações covalentes (simples, duplas ou triplas) com outros átomos de carbono ou com átomos de outros elementos explica o número e a variedade de compostos orgânicos existentes.


    Fernanda Heringer Freire Colodetti 3° Ano e.m.

    ResponderExcluir
  8. Química Orgânica é o estudo dos compostos que contém carbono e a propriedade típica do carbono é a formação de cadeias. É chamada de orgânica porque inicialmente os cientistas pensavam que eles só podiam ser encontrados nos seres vivos ou fósseis. Hoje um grande número de compostos de carbono pode ser produzido em laboratório para utilização na indústria. Certos medicamentos, plásticos e pesticidas, por exemplo, são substâncias orgânicas sintéticas. Na década de 30, o náilon foi o primeiro tipo de plástico desenvolvido. São longas cadeias de moléculas contendo carbono.
    Entre os estudos da química orgânica estão:

    * Carbono (incluído: Grafita, Diamantes e Buckminster-Fullereno);
    >Compostos Orgânicos e Funções Orgânicas;
    >Polímeros;
    >Cadeias e Anéis de Carbono (incluindo Hidrocarbonetos e Carboidratos).
    GUILHERME Q.

    ResponderExcluir