segunda-feira, 17 de outubro de 2011

1º ANO - CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DAS SOLUÇÕES

Algumas substâncias quando em meio aquoso ou não são capazes de conduzir eletricidade. Isso se deve ao tipo de ligação que cada uma faz. Algumas são necessárias estar em solução aquosa ou liquefeitas para conduzir eletricidade, essas substâncias são chamadas de eletrólitos e ocorre uma migração de cátions e íons na solução dos eletrólitos. Como exemplos podemos ver o cloreto de sódio e o iodeto de potássio.

Para classificarmos o grau de condutibilidade elétrica de um eletrólito devemos levar em consideração a concentração, o grau de ionização, a natureza do solvente. Dessa forma podemos dividir em solução eletrolíticas e não eletrolítica, segundo sua capacidade de conduzir ou não eletricidade.

Substâncias moleculares não puderam conduzir eletricidade, conforme testamos com o açúcar e a naftalina, estas não foram capazes de acender a luz do circuito elétrico montado.

Outras substâncias conseguem conduzir mesmo no estado sólido que foi o caso do grafite e do cobre. Pensando bem, já que o grafite é um sólido formado por ligações covalentes e o cobre por ligações metálicas, porque o grafite conduziu a eletricidade como um metal?



15 comentários:

  1. A estrutura cristalina do grafite, é formada por camadas planas de átomos de carbono, ligados em hexágonos formando uma "placa" algumas ligações são do tipo sigma e algumas são do tipo pi.

    Os elétrons tipo pi acabam ficando localizados entre as camadas do grafite. Como esses elétrons não ficam fortemente ligados aos átomos, eles tem uma certa mobilidade e quando o grafite é exposto a uma diferenca de potencial elétrico os elétrons acabam se movendo, permitindo a passagem de corrente elétrica.

    Não tem a ver com condutibilidade elétrica, mas são esses mesmos elétrons pi que permitem o deslocamento de uma camada sobre a outra, fazendo com que o grafite deixe marcas sobre um papel (no caso de um lápis).

    ResponderExcluir
  2. O grafite possui uma rede de duplas ligações conjugadas que permitem a migração de elétrons. Essa mobilidade típica das ligações metálicas, permite o grafite passar a corrente elétrica.

    ResponderExcluir
  3. A condução de corrente elétrica do grafite se deve por causa de sua estrutura cheia de elétrons em ligações pi que podem se mover conduzindo eletricidade.a capacidade destes eletrons em mover-se ordenadamente é o que faz o grafite ser condutor no estado solido.

    ResponderExcluir
  4. Por possuir muitas duplas ligações alternadas ele possui muitos elétrons pi que ficam em constante deslocamento, conduzindo eletricidade.

    ResponderExcluir
  5. Devido ao deslocamento dos elétrons do orbital pi, ou seja, o grafite possui uma rede de duplas ligações conjugadas que permitem a migração de elétrons. E como a eletricidade não mais é do que deslocamento de elétrons, então, ele é um condutor.

    ResponderExcluir
  6. Conduz eletricidade por causa da ligação dupla existente no grafite, que permite o "caminhar" dos elétrons, ou seja, corrente elétrica.

    ResponderExcluir
  7. O grafite por sua vez possui uma rede que possui ligações duplas unidas que permitem assim a migração de elétrons. Essa característica é típica das ligações metálicas, permitindo que o grafite passe a corrente elétrica.

    ResponderExcluir
  8. O grafite por sua vez possui uma rede que é composta por ligações duplas unidas que permitem assim a passagem de elétrons. Essa característica é típica das ligações metálicas, permitindo que o grafite transmita a corrente elétrica.

    ResponderExcluir
  9. caio cesar fagundes11 de novembro de 2011 11:05

    No grafite a uma ligaçao dual (dupla ) que realiza o processo de corrente eletrica, seus átomos encontram-se dispostos em planos, de modo que há uma nuvem eletrônica comum a todos os átomos entre cada plano.

    ResponderExcluir
  10. O grafite conduz eletricidade pela ligação dupla existente no grafite, que permite o "caminhar" dos elétrons, ou seja, corrente elétrica.

    ResponderExcluir
  11. Por causa do deslocamento dos elétrons em orbital pi, então o grafite possui uma rede de ligações duplas conjugadas que permitem a migração de elétrons, que é uma característica de ligação metálica. E como a eletricidade não mais é do que deslocamento de elétrons, então, ele é um condutor.

    ResponderExcluir
  12. Pois o grafite tem dupla ligação permitindo a transmitir uma eletricidade para metais.

    ResponderExcluir
  13. A estrutura cristalina do grafite, é formada por camadas planas de átomos de carbono, ligados em hexágonos formando por algumas ligações .Os elétrons tipo PI acabam ficando localizados entre as camadas do grafite. Como esses elétrons não ficam fortemente ligados aos átomos, eles tem uma certa mobilidade e quando o grafite é exposto a uma diferença de potencial elétrico os elétrons acabam se movendo, permitindo a passagem de corrente elétrica

    ResponderExcluir
  14. Porque o grafite tem dupla ligação que permite trasporte de eletrons isso acontece nas ligaçoes metálicas. beijos..Lívia Linda!

    ResponderExcluir
  15. O carbono grafite é uma das formas alotrópicas do carbono. O carbono grafite é bom condutor de energia elétrica, pois seus átomos encontram-se dispostos em planos, de modo que há uma nuvem eletrônica comum a todos os átomos entre cada plano. Através desta nuvem os elétrons podem movimentar-se facilmente pela estrutura sólida da grafite, tornando-a um bom condutor de eletricidade.

    ResponderExcluir