segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

2º ANO – CINÉTICA QUÍMICA: O ESTUDO DA VELICIDADE DAS REAÇÕES E O COTIDIANO

A Cinética Química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam. O conhecimento e o estudo da velocidade das reações são muito importantes em termos industriais, e também estão relacionados ao nosso dia-a-dia, como por exemplo, quando colocamos um alimento na panela de pressão para acelerar seu cozimento.
As reações químicas ocorrem com velocidades diferentes e estas podem ser alteradas, porque além da concentração de reagentes e produtos, as velocidades das reações dependem também de outros fatores como: temperatura, pressão, superfície de contato, uso de catalisadores entre outros.
·         Considerando a relação desse conteúdo com o nosso cotidiano, responda:
·         Porque os alimentos se estragam?
·         Que processos podem ser utilizados para evitar que se deteriorem?
·         Como estes processos atuam?
·         Na sua casa são utilizadas técnicas de conservação de alimentos? Quais?
·         Você conhece algum aditivo alimentar? Cite-o?
·         Você acha importante o uso de aditivos alimentares? Por quê?

17 comentários:

  1. Os alimentos se estragam pela ação de microrganismos que os decompõem. Estes microrganismos estão presentes no ar e se multiplicam quando encontram condições favoráveis de temperatura e umidade. Assim, para conservar os alimentos precisamos mantê-los em ambiente desfavorável à vida dos microrganismos. Para evitar que os alimentos se deteriorem é preciso usar aditivos pois neles se encontra a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico. Os aditivos atuam com a manutenção de propriedades de antioxidação, resistência a ação da água e determinados solventes, capacidade de adesão, estabilidade da viscosidade em função da temperatura e do movimento, resistência ao desalojamento, a resistência a extremas pressões e outras propriedades específicas do uso e ambiente em questão. As técnicas de conservação dos alimentos são o Resfriamento e congelamento, Fervura: Pasteurização,Desidratação,Salgamento,Aditivos alimentares. Sim, um exemplo de aditivo alimentar são os CORANTES: Que são aqueles que conferem ou intensificam a cor dos alimentos. São ainda classificados em: corantes orgânico natural e corantes orgânico sintético artificial. Na minha opinião os aditivos são importantes nos alimentos, pois sem eles os alimentos estragariam mais rápido, e ele faz com que durem mais. Mais devem ser usados somente em quantidade certa.
    Otávio Orletti f. campos

    ResponderExcluir
  2. Os alimentos se estragam pela ação de microrganismos que os decompõem. Estes microrganismos estão presentes no ar e se multiplicam quando encontram condições favoráveis de temperatura e umidade. Assim, para conservar os alimentos precisamos mantê-los em ambiente desfavorável à vida dos microrganismos. Para evitar que os alimentos se deteriorem é preciso usar aditivos pois neles se encontra a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico. Os aditivos atuam com a manutenção de propriedades de antioxidação, resistência a ação da água e determinados solventes, capacidade de adesão, estabilidade da viscosidade em função da temperatura e do movimento, resistência ao desalojamento, a resistência a extremas pressões e outras propriedades específicas do uso e ambiente em questão. As técnicas de conservação dos alimentos são o Resfriamento e congelamento, Fervura: Pasteurização,Desidratação,Salgamento,Aditivos alimentares. Sim, um exemplo de aditivo alimentar são os CORANTES: Que são aqueles que conferem ou intensificam a cor dos alimentos. São ainda classificados em: corantes orgânico natural e corantes orgânico sintético artificial. Na minha opinião os aditivos são importantes nos alimentos, pois sem eles os alimentos estragariam mais rápido, e ele faz com que durem mais. Mais devem ser usados somente em quantidade certa.
    Otávio Orletti F.campos

    ResponderExcluir
  3. Quando deixamos um alimento aberto ou fora da geladeira por alguns dias, ele estraga. Aparece mofo, bolor e, dependendo da quantidade de tempo, pode aparecer até larvas. O tipo de alimento e também a quantidade de água que tem nele influenciam no desenvolvimento desses organismos. As bactérias fazem a estrutura apodrecer; as enzimas causam mudanças como escurecimento, algumas células das partes machucadas morrem, levando à descoloração e ao apodrecimento.

    O Armazenamento em câmaras frigoríficas conserva os alimentos frescos em temperaturas baixas. O Enlatamento, que esteriliza os alimentos e manter os alimentos livres do contato com o ar, para livrá-los de germes. O Congelamento é, depois do enlatamento, o método mais usado para a conservação de alimentos. A Secagem, ou desidratação é o método que retira a maior parte do líquido dos alimentos. Câmaras Pulverizadoras, que Servem para desidratar ovos, leite e sucos de frutas. Sal, deve ser usado em grande quantidade para controlar o desenvolvimento de microrganismos. Vinagre, o ácido acético do vinagre retarda o desenvolvimento de microrganismos. Os conservantes impedem o alimento de apodrecer e permitem que o consumidor compre uma variedade de produtos disponíveis fora da estação usual.

    Sim, o congelamento, armazenamento de alimentos em câmaras frigoríficas.

    Sim, Ácidos, Corantes, Antioxidantes, Conservantes, etc.

    Sim, pois assim, podemos consumi-los em um período maior de tempo, desperdiçando menos alimentos. Os aditivos também protegem os alimentos de microorganismos e deixam cor, aroma, consistência e sabor sem se alterar, mas se usados em excesso podem causar complicações em nosso organismo ou até doenças.

    ResponderExcluir
  4. a) Os alimentos se estragam porque acontecem reações químicas e essas reações químicas acontecem numa velocidade alta.
    b) Diminuir a velocidade das reações: Diminuir a temperatura, diminuir a superfície de contato ou até mesmo diminuir a pressão.
    c) Diminuindo a temperatura o grau de agitação das moléculas irá diminuir, consequentemente diminuindo a probabilidade de colisões da molécula.
    d) Colocando alimentos na geladeira, ou conservando a carne com o sal.
    e) Sim, o sal ou até mesmo o vinagre.
    d)Sim, porque mantem a consistência do produto, melhora o valor nutricional, mantem a palatabilidade, aumenta a maciez ou controla o pH, melhora sabor ou cor e etc..

    Felippe Negrão

    ResponderExcluir
  5. Há vários tipos de alimentos industrializados, orgânicos e naturais, mas, esses quando não armazenados adequadamente, sofrem ação de micro-organismos como fungos ou bactérias, o que provoca a deteriorização dos mesmos,as modificações podem ser normalmente percebidas com : O Cheiro,a cor,o sabor e o aspecto.. Para evitar que eles se deteriorizem devemos : Deixar frutas e verduras na
    geladeira, salgar a carne para
    durar mais tempo etc. Colocar alguns no freezer
    retarda a ação dos microrganismos; usar conservantes diminui
    a velocidade da reação, ou seja,
    o alimento irá se conservar por
    mais tempo.
    Na minha casa coloca alguns alimentos no freezer, lava as frutas e verduras e as colocam na geladeira, e tempera a carne.
    Os aditivos atuam protegendo os alimentos dos microrganismos e deixando inalterados
    a cor, o aroma, a consistência,
    a umidade etc. Demora mais tempo... pode
    ser transportado sem medo de
    se estragar o alimento. Alguns exemplos utilizados há séculos, como o sal (por exemplo no presunto) ou o vinagre (nos picles) entre outros.
    Os aditivo são importantes para açougues, que pretendem deixar a carne mais vistosa para ser vendida, mas como eles não são nutritivos eu penso que só servem para nos enganar dando falso sabor, textura .

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Isabela Gama Canal
    *Por que os alimentos estragam?
    Existem vários tipos de alimentos industrializados, orgânicos e naturais, entretanto, esses quando não armazenados adequadamente, sofrem ação de microorganismos como fungos ou bactérias, o que provoca a deteriorização dos mesmos.
    *Que processos podem ser utilizados para evitar que se deteriorem?
    Colocam-se os alimentos no congelador; sal e óleo também. Deixar frutas e verduras na geladeira, salgar a carne para durar mais tempo. Colocar o alimento no freezer para retarda a ação dos microrganismos; usar conservantes diminui a velocidade da reação, ou seja, o alimento irá se conservar por mais tempo.
    *Como estes processos atuam?
    A atuação dos processos de deterioração dos alimentos, faz-se necessária uma visão microscópica dos processos que interferem na multiplicação e morte de microorganismos, como também o controle das reações enzimáticas.
    *Na sua casa são utilizadas técnicas de conservação de alimentos? Quais?
    Sim colocando certos alimentos no freezer.
    *Você conhece algum aditivo alimentar? Cite-o?
    Sim, carnes, peixes, frutas ,pepinos e outros vegetais com vinagre.
    *Você acha importante o uso de aditivos alimentares? Por quê?
    Sim porque os alimentos aditivos são substâncias, mistura dotada ou não de valor nutritivo intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico.

    ResponderExcluir
  7. Aluna: Isabela Gama Canal
    *Por que os alimentos estragam?
    Existem vários tipos de alimentos industrializados, orgânicos e naturais, entretanto, esses quando não armazenados adequadamente, sofrem ação de microorganismos como fungos ou bactérias, o que provoca a deteriorização dos mesmos.
    *Que processos podem ser utilizados para evitar que se deteriorem?
    Colocam-se os alimentos no congelador; sal e óleo também. Deixar frutas e verduras na geladeira, salgar a carne para durar mais tempo. Colocar o alimento no freezer para retarda a ação dos microrganismos; usar conservantes diminui a velocidade da reação, ou seja, o alimento irá se conservar por mais tempo.
    *Como estes processos atuam?
    A atuação dos processos de deterioração dos alimentos, faz-se necessária uma visão microscópica dos processos que interferem na multiplicação e morte de microorganismos, como também o controle das reações enzimáticas.
    *Na sua casa são utilizadas técnicas de conservação de alimentos? Quais?
    Sim colocando certos alimentos no freezer.
    *Você conhece algum aditivo alimentar? Cite-o?
    Sim, carnes, peixes, frutas ,pepinos e outros vegetais com vinagre.
    *Você acha importante o uso de aditivos alimentares? Por quê?
    Sim porque os alimentos aditivos são substâncias, mistura dotada ou não de valor nutritivo intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico.

    ResponderExcluir
  8. >Por sofrer ação de microrganismos,influencia da temperatura, manipulação inadequada, prazo de validade, armazenados inadequado e o tipo de alimento e a quantidade de água que tem nele também influencia para que estraguem.

    >O armazenamento em câmaras frigoríficas,o enlatamento,o congelamento,a secagem, uso de conservantes, sal, açúcar, e entre outros...

    >O armazenamento em câmaras frigoríficas- conserva os alimentos frescos em temperaturas baixas.
    O enlatamento- Tem a finalidade de conservar o alimento livre do contato com o ar.
    O congelamento- É o método mais utilizado pelas donas de casa, que congelam os alimentos em seus congeladores.
    A secagem- Tem a finalidade de retira a maior parte do líquido dos alimentos.
    O uso de conservantes- Os conservantes impedem o alimento de apodreça.
    Sal- O sal é usado em grande quantidade para controlar o desenvolvimento de microrganismos.
    Açúcar- O açúcar é utilizado grandes quantidades, retarda o desenvolvimento de microrganismos.

    >Aqui na minha casa utilizamos apenas o processo de congelamento e o sal.

    >Corante, conservantes,adoçante, reguladores de acidez, entre outros...

    >Os aditivos alimentares devem ser usados sim, mais com precaução, pois eles impedem alterações nos alimentos, mantem a cor e sabor, e seu estado físico no geral.

    by: Rafaela

    ResponderExcluir
  9. - Existem vários tipos de alimentos industrializados, orgânicos e naturais, entretanto, esses quando não armazenados adequadamente, sofrem ação de microorganismos como fungos ou bactérias, o que provoca a deteriorização dos mesmos.
    - Preservar em ambientes frescos, colocar no sal, açúcar, congelador, etc.
    - A refrigeração atua: Refrigeração.
    Todos os alimentos frescos tendem a contaminar-se com microorganismos procedentes do exterior e, inclusivamente, com o passar do tempo, sucumbem à acção das bactérias normalmente presentes no seu interior, cuja proliferação acaba por os deteriorar. A refrigeração inibe o crescimento da maioria das bactérias, mas algumas podem proliferar lentamente.
    - São utilizadas a forma de refrigeração, preservação no sal entre várias outras.
    - Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência, como: corantes, aromatizantes, etc.
    - Sim, pois com isso a comida fica mais bonita, mais apetitosa, e nos alimentamos bem melhor, mesmo não sendo todos muito saudaveis, faz com que nosso apetite aumente.

    Marcos Renêr Filho

    ResponderExcluir
  10. * Quando deixamos um alimento aberto ou fora da geladeira por alguns dias, ele estraga. Aparece mofo, bolor e, dependendo da quantidade de tempo, pode aparecer até larvas. O tipo de alimento e também a quantidade de água que tem nele influenciam no desenvolvimento desses organismos. Então veja nesse experimento como água e o sal têm influência na degradação dos alimentos.
    * Refrigeração, conservar no sal, por calor, entre várias outras.
    * Os processos de conservação dos alimentos pelo calor que consiste em tratá-los a uma temperatura elevada para eliminar micro-organismos ou desnaturar as enzimas.Quando o objetivo é a pasteurização ou esterilização, é necessário que se leve em conta o binômio tempo x temperatura, que irá garantir que o alimento naquela condição receba a quantidade exata de calor para que se atinja o grau de pasteurização ou esterilização desejado.
    * Sim, refrigeração, e conservação no calor.
    * Sim, adoçante, corante.
    * Sim, pois ajuda a aumentar o apetite.

    ResponderExcluir
  11. Porque os alimentos se estragam?
    Os alimentos estragam quando não são armazenados adequadamente,com isso sofrem ação de microorganismos como fungos ou bactérias, o que provoca a deteriorização dos alimentos.
    •Que processos podem ser utilizados para evitar que se deteriorem?
    Existem vários métodos utilizados dentre eles estão : O uso da secagem (desidratação) e o resfriamento (refrigeração) para preservar os alimentos, enlatamento, o congelamento, a adição de produtos químicos, a liofilização e a irradiação.
    •Como estes processos atuam?
    O Enlatamento tem duas finalidades: esterilizar os alimentos, isto é, eliminar todos os microrganismos, e manter os alimentos livres do contato com o ar, para livrá-los de germes.
    O Congelamento é, depois do enlatamento, o método mais usado para a conservação de alimentos. Congelam a maioria das frutas e legumes, assim como alguns tipos de carne, peixes, aves e laticínios.
    A Secagem, ou desidratação é o método que retira a maior parte do líquido dos alimentos.
    Liofilização. Nesse processo, a água é removida dos alimentos enquanto ainda estão congelados.
    Sal. Deve ser usado em grande quantidade para controlar o desenvolvimento de microrganismos. Como o sal tem gosto muito forte, só pode ser usado em grandes quantidades em alimentos nos quais ele acrescente sabor, como nas carnes de vaca, de porco e de peixe.
    •Na sua casa são utilizadas técnicas de conservação de alimentos? Quais?
    Sim,a técnica do congelamento,o uso do sal,dentre outros.
    •Você conhece algum aditivo alimentar? Cite-o?
    Sim,acido, corante, oxidantes, conservantes,etc!!
    •Você acha importante o uso de aditivos alimentares? Por quê?
    Sim, pois mantem os alimentos frescos,o alimento dura mais tempo do que nao utiliza os aditivos alimentares e acrescenta nutrientes.

    Bruna Corsini

    ResponderExcluir
  12. Porque os alimentos se estragam?
    Alimentos, como qualquer material, são constituídos de substâncias químicas. Estão sujeitos, portanto, aos mesmos princípios da Química que as demais substâncias. Assim que são colhidos ou abatidos, os vegetais e os animais de que nos alimentamos começam a sofrer transformações químicas. Microorganismos presentes no ar e no próprio alimento utilizam proteínas, açúcares, gorduras e sais minerais para crescerem e se multiplicarem, transformando essas substâncias em outras. O oxigênio do ar também atua, "abastecendo" os microorganismos aeróbios ou interagindo com os nutrientes do alimento. Essas reações químicas se evidenciam por mudanças de cor, cheiro e textura que ocorrem ao longo do tempo. O alimento se deteriora. Assim, sua conservação será mais longa quanto melhores forem as formas de retardar essas transformações químicas. 

    Que processos podem ser utilizados para evitar que se deteriorem?Como estes processos atuam?
    Os processos de conservação dos alimentos, tornam desfavoráveis as condições para as transformações químicas que alteram os nutrientes, principalmente as provocadas pelos microorganismos que utilizam esses nutrientes. Entre os métodos utilizados, se encontram:Embalagem a vácuo visa a retirar o ar do contato com o alimento. Congelamento, que consiste em solidificar toda a água do alimento por redução de temperatura. Liofilização, em que congela-se toda a água do alimento e, em seguida, sob pressão muito reduzida, faz-se todo o gelo converter-se em vapor, sem passar pelo estado líquido. Processo UHT (temperatura ultra alta, em inglês) o alimento líquido é aquecido por poucos segundos a temperaturas altas (de 140 0C a 180 0C); em seguida, resfriado a temperaturas baixas e colocado em embalagens estéreis e impermeáveis (leite longa vida, achocolatados, sucos etc). Pasteurização o alimento líquido (leite, sucos e outros) é aquecido por um certo tempo a temperaturas de 600C a 80 0C e, em seguida, resfriado bruscamente abaixo de 6 0C.

    Na sua casa são utilizadas técnicas de conservação de alimentos? Quais?
    Sim.O resfriamento e congelamento do alimento são utilizados como meios de conservação alimentar.

    Você conhece algum aditivo alimentar? Cite-o?Você acha importante o uso de aditivos alimentares? Por quê?
    O corante, o sal e o açúcar são aditivos alimentares, e os aditivos, são importantes, pois eles servem como meio para tentar devolver aos alimentos as características que eles perderam ao serem processados.

    Anna Luísa.

    ResponderExcluir
  13. 1)Porque os alimentos se estragam? Porque quando não são armazenados adequadamente, sofrem ação de microorganismos como fungos ou bactérias, o que provoca a deteriorização dos mesmos.

    2)Que processos podem ser utilizados para evitar que se deteriorem? Colocam-se os alimentos no congelador, sal e óleo também.

    3)Como estes processos atuam? é necessário uma visão microscópica dos processos que interferem na multiplicação e morte de microorganismos, como também o controle das reações enzimáticas.

    4)Na sua casa são utilizadas técnicas de conservação
    de alimentos? Quais? Sim, congelar certos alimentos no freezer, e através da refrigeração.

    5)Você conhece algum aditivo alimentar? Cite-o? Sim, o sal e o açucar.

    6)Você acha importante o uso de aditivos alimentares? Por quê? Sim, porque os aditivos alimentares são adicionados aos alimentos para colocar o aroma, sabor e cor.

    Yorran

    ResponderExcluir
  14. 1) Quando os alimentos não são armazenados adequadamente, sofrem ação de microorganismos como fungos ou bactérias, o que provoca a deteriorização.
    2) A refrigeração dos alimentos e frutas e verduras podem ficar fora da geladeira.
    3)Com o resfriamento evita a ação de bactérias ou fungos que estragam os alimentos.
    4)Sim. O sal.
    5)Sim, pois muda o sabor, algumas vezes a testura, isso pode ser obtido por qualquer composto usado na produção, processo, embalagem, transporte ou estoque do alimento.

    ResponderExcluir
  15. - Os alimentos se estragam pela ação de microrganismos que os decompõem. Estes microrganismos estão presentes no ar e se multiplicam quando encontram condições favoráveis de temperatura e umidade. Assim, para conservar os alimentos precisamos mantê-los em ambiente desfavorável à vida dos microrganismos.

    - Para evitar que os alimentos se deteriorem são utilizados os processos de pasteurização, refrigeração e congelamento, enlatamento, irradiação, desidratação, congelamento à vácuo, salga, conserva, fermentação dentre outros.

    - Existem diversos processos para que os alimentos não se deteriorem, estes processos atuam para que os microrganismos não possam se desenvolver, aumentando a vida útil dos alimentos. Podemos citar alguns exemplos, como: Resfriamento e congelamento: em temperaturas mais baixas, os microrganismos - principalmente as bactérias - ficam inativas, ou seja, param de se reproduzir e o alimento é conservado. Fervura: é um processo de destruição dos microrganismos pela elevação da temperatura. É muito comum ferver o leite para conservá-lo. Pasteurização: Nesse processo, se aquece o produto a 72C por 15 segundos, e depois resfriado rapidamente até abaixo de 10C. O choque térmico mata a maioria dos microrganismos. Desidratação: consiste na retirada parcial ou total da água dos alimentos. Salgamento: Consiste em adicionar grande quantidade de sal de cozinha (cloreto de sódio) ao alimento.


    - Sim, utilizamos à refrigeração e o congelamento, a salga, a fervura e obtemos alimentos enlatados, desidratados e pasteurizados para que o período de conservação seja maior.

    - Sim, o sal, açúcar, corante, tempero e alho.

    - Sim, pois os aditivos atuam protegendo os alimentos dos microrganismos e deixando inalterada a cor, o aroma, a consistência, a umidade etc.



    Thaís Loureiro Soares - 2ºano

    ResponderExcluir
  16. Quando um alimento se estraga, normalmente percebemos modificações em seu aspecto, cheiro cor e sabor. Essas modificações indicam que estão ocorrendo reações químicas nesse alimento. Na realidade as reações químicas que levam um alimento a se estragar são realizadas por seres vivos muito pequenos que só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio: os microrganismos. O que é alimento para o ser humano é, também, alimento para os microrganismos. Quanto maior o número de microrganismos, mais rápido o alimento se estraga.

    Para fazer com que um alimento dure mais tempo deve-se impedir a multiplicação de microrganismos. Com isso, evitam-se as reações químicas indesejáveis que levam o alimento a se estragar. Conforme a temperatura, os microrganismos podem se multiplicar rapidamente, lentamente, podem não se multiplicar ou até mesmo morrer.

    Quando há necessidade de conservar os alimentos, é necessário mantê-los em ambientes que ofereçam condições desfavoráveis aos microorganismos. Os processos mais usuais de conservação se baseiam em alterar as condições de temperatura e umidade utilizando a desidratação, mantendo o alimento no isolamento em embalagem a vácuo; congelando, entre outros processos.

    Sim, sempre são conferidas as datas de validade dos produtos adquiridos, os alimentos são guardados separadamente depois de lavados.

    Sim, conheço. O sal, o corante, o açúcar seguido pelos ácidos.

    Sim, acho importante o uso de aditivos alimentares, pois eles conservam os alimentos, porém existem diversos tipos de aditivos. Muitos consumidos em grandes quantidades podem até causar doenças. O que deve-se ter consciência é de como utilizar de maneira adequada esses alimentos com aditivos.

    ResponderExcluir
  17. HEITOR COVRE
    ~> Quando um alimento se estraga, normalmente percebemos modificações em seu aspecto, cheiro cor e sabor. Essas modificações indicam que estão ocorrendo reações químicas nesse alimento. Na realidade as reações químicas que levam um alimento a se estragar são realizadas por seres vivos muito pequenos que só podem ser vistos com o auxílio de um microscópio: os microrganismos. O que é alimento para o ser humano é, também, alimento para os microrganismos. Quanto maior o número de microrganismos, mais rápido o alimento se estraga.
    ~> Para evitar que os alimentos se deteriorem são utilizados os processos de pasteurização, refrigeração e congelamento, enlatamento, irradiação, desidratação, congelamento à vácuo, salga, conserva, fermentação dentre outros.
    ~> Quando há necessidade de conservar os alimentos, é necessário mantê-los em ambientes que ofereçam condições desfavoráveis aos microorganismos. Os processos mais usuais de conservação se baseiam em alterar as condições de temperatura e umidade utilizando a desidratação, mantendo o alimento no isolamento em embalagem a vácuo; congelando, entre outros processos.
    ~> São utilizadas a forma de refrigeração, preservação no sal entre várias outras.
    ~> Sim, até mesmo o vinagre.
    ~> Sim porque os alimentos aditivos são substâncias, mistura dotada ou não de valor nutritivo intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico.

    ResponderExcluir