segunda-feira, 14 de maio de 2012

FENÔMENOS LUMINOSOS – 1º ANO


Desde muitos séculos se sabe que muitos materiais também podem emitir luz quando excitados. Isto ocorre quando os elétrons dos átomos absorvem energia e passam para níveis mais altos. Quando os elétrons voltam para os níveis mais baixos, liberam a diferença de energia. E esta liberação pode ocorrer na forma de emissão de luz.

Por esse princípio são feitos os fogos de artifício luminosos usados nas festas de fim de ano.  Como são feitos esses fogos? Quais os elementos utilizados? Existe outro fenômeno luminoso cuja a explicação é a mesma? Qual?


17 comentários:

  1. Não esqueçam de colocar nome nos comentários.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. 1-Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre "nitrato de potássio") e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão).
    2-O propelente mais utilizado é a pólvora negra, uma mistura de nitrato de potássio (KNO3), enxofre e carvão. Esse tipo de pólvora foi descoberto pelos chineses há mais de 2.200 anos e era usado para espantar maus espíritos através de seu barulho e brilho. Outro propelente comum é o altamente explosivo perclorato de potássio (KCLO4), que é misturado com a pólvora.

    ResponderExcluir
  4. Um fogo de artifício é composto por pólvora que é a mistura de enxofre, carvão e salitre e por um sal de um elemento determinado o que irá produzir a cor do fogos.
    Outro fenômeno como esse acontece com os vagalumes.
    Aline Rios

    ResponderExcluir
  5. os fogos são feitos com pequenas pedrinhas dentro de um tubo de papelão juntos com pólvora e para dar cor ao fogo de artifício coloca-se produtos químicos(cada produto químico dá uma cor diferente ao explosivo.Sais e as cores que produzem:
    NaNO3, Na3AlF6 e NaCl produzem a cor amarela.
    CuCl e Cu3As2O3Cu(C2H3O2)2 produzem cor azul.
    CaCl2, CaSO4 e CaCO3 produzem cor laranja.
    SrCO3 e Li2CO3 produzem a cor vermelha.
    Ba(NO3)2 e BaCl+ produzem a cor verde.
    Outro exemplo é a lampada florescente.
    Anndressa Cunha

    ResponderExcluir
  6. Os fogos de artificio são feitos de pólvora, que são responsáveis pelos barulhos, e o show de cores do céu. Isso porque na pólvora são compostas mistura de enxofre, carvão,clorato de potássio e nitrato de potássio, e por um sal de um elemento determinado, o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão.
    Outro fenômeno luminoso é Aurora Boreal, que consiste num fenômeno luminoso que ocorre nas camadas mais altas da atmosfera, formando um colorido muito interessante, envolvendo todas as cores do especto visível. Isso porque as partículas carregadas de eletricidade, emitidas pelo Sol, que entram em contato com o campo magnético terrestre e com as moléculas dos gases atmosféricos, e dão esse efeito.

    ResponderExcluir
  7. São basicamente compostos por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre "nitrato de potássio") e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão).

    ResponderExcluir
  8. A essência do colorido dos fogos de artificio, é a excitação de diferentes átomos, que emitem luz de frequências diferentes.
    Nos fogos de artificio, há uma mistura de várias substâncias. Nessa mistura, além da pólvora, existem sais, cuja composição contém sódio, bário, cobre, magnésio, estrôncio, entre outros.Quando aquecidos, os fogos de artificio explodem, e as cores que vemos, dependem da composição da mistura utilizada.
    Outro fenômeno luminoso, são os letreiros - "néon"

    ResponderExcluir
  9. A essência colorida dos fogos de artifícios acontecem através da exitação de diferentes átomos que emitem luz e frequência diferente. Na composição dos fogos de artifíco encontramos além de pólvora, alguns sais como cobre, sódio, potássio, estrôncio... que quando aquecidos explodem e formam as cores que vemos.
    Outro fenômeno que pode ser explicado
    da mesma maneira são os letreiros "néon".

    ResponderExcluir
  10. Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre "nitrato de potássio") e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão).
    Cobre(Cu), a chama será verde;
    Sódio(Na), a chama será amarela;
    Potássio(K), a chama será violeta;
    Estrôncio(Sr), a chama será vermelha.
    Existe outros fenômenos luminosos cuja a explicação é a mesma, como Fluorescência e Fosforescência.

    ResponderExcluir
  11. João Victor Malacarne16 de maio de 2012 às 20:34

    Os fogos são feitos da seguinte maneira: se misturam substancias que causam uma combustão (como carbono, petróleo, etc) junto com um elemento químico que pode emitir a cor desejada pelo fogo, essa combustão junto com o oxigênio contido na atmosfera causam a energia necessária nos elétrons para que a reação seja causada e na explosão a cor que o elemento escolhido emite seja visualizada.
    Outro fenômino luminoso pode ser o raio, que com sua liberação e descarga de energia causa uma rápida iluminação, apesar de que cada um desses fenôminos tem uma explicação diversificada para sua formação.

    ResponderExcluir
  12. amanda de paula silva17 de maio de 2012 às 09:37

    Segundo um dos postulados de Bohr, "um elétron que saltou para uma órbita de maior energia fica instável e tende a voltar a sua órbita de origem; nessa volta, ele devolve a mesma quantidade de energia que havia recebido para o salto e emite radiação eletromagnética." Por esse fato alguns átomos, quando recebem energia, que pode ser sob a forma de calor ou mesmo energia elétrica, têm seus elétrons excitados para órbitas mais externas. (Tipos de chamas: K, Cu, Na, Sr)

    ResponderExcluir
  13. Os fogos de artificio é composto por pólvora e pelos sais de um determinado elemento que é o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão cuja composição contém sódio, bário, cobre, magnésio, estrôncio e outros. Outros fenômenos cuja a explicação é a mesma são os letreiros, onde o gás neônio é colocado dentro de um tubo. Há também a luz dos vaga-lumes e as lampadas de halogênio usadas em faróis de automóveis.

    ResponderExcluir
  14. Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre 'nitrato de potássio') e por um sal de um elemento determinado (o que irá determinar a cor da luz produzida na explosão). Existe. A Luminescência.

    ResponderExcluir
  15. Os fogos de artificios são feitos de pólvora e elementos para dar cor. Existe a luminescência que é uma caracteristica individual de cada atomo, gerando a cor. O experimento feito na sala é um exemplo.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Um fogo de artifício é composto basicamente por pólvora (mistura de enxofre, carvão e salitre "nitrato de potássio") e por um sal de um elemento determinado

    NaNO3, Na3AlF6 e NaCl produzem a cor amarela, entre outras cores

    ResponderExcluir