segunda-feira, 17 de outubro de 2011

1º ANO - TESTE DA GASOLINA

A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos obtida a partir da destilação de petróleo, não sendo, portanto, uma substância pura. No Brasil, antes da comercialização, adiciona-se álcool anidro à gasolina. A mistura resultante é homogênea (monofásica).


A mistura água-álcool também é um sistema homogêneo (monofásico), com propriedades diferentes daquelas das substâncias que a compõem (densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, etc.). Já a mistura água-gasolina é um sistema heterogêneo, bifásico.


1.   Por que o álcool foi extraído pela água?

2.   O que a legislação brasileira diz a respeito do teor de álcool na gasolina? A sua amostra estava dentro da legislação? Justifique.

3.   É possível separar o querosene (mistura de hidrocarbonetos, que são substâncias apolares) de uma mistura querosene-gasolina colocando-a em contato com água (substância polar)? Por que?

15 comentários:

  1. 1- O álcool contido na gasolina dissolve-se na água porque suas moléculas são polares como as da água. Isto é, aqui se aplica o dito "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.

    2- A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP - Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%. A gasolina analisada pelo meu grupo tinha 18% ou seja estava dentro do permitido.

    3- Não é possível.

    Porque quando duas substâncias líquidas formam uma mistura homogênea é porque suas moléculas apresentam polaridades próximas e podem interagir umas com as outras.

    Na mistura entre querosene e gasolina, existem moléculas com polaridades muito semelhantes, que possuem caráter apolar.

    Ao adicionarmos uma terceira substância a este sistema, esta poderá ter alguma afinidade por ambos, por apenas um deles ou por nenhum dos componentes. Dependerá da interação entre cada um dos componentes com esta terceira substância.

    A água é uma substância que apresenta caráter polar, pela diferença de eletronegatividade entre o átomo de oxigênio e o hidrogênio e pelo ângulo próximo de 109° entre estas ligações.

    Podemos esperar, pelo caráter apolar de ambos os componentes que não haverá a tendência de qualquer um deles interagir de forma satisfatória com a água.
    Ao adicionarmos água a este sistema, observaremos a criação de uma nova fase, dividindo o sistema em duas fases: a aquosa, inferior, devido à maior densidade da água e a orgânica, superior constituída de gasolina e querosene.

    ResponderExcluir
  2. 1- Ao adicionarmos a água na gasolina o álcool contido na mesma se ligou com a agua, possuem maior afinidade pelo fato de ambos serem polares e fazerem ligações de hidrogênio, mais forte que a feita pela gasolina e álcool - dipolo-induzido.

    2- O teor máximo que pode ser adicionado na gasolina no Brasil atualmente é de 20%.
    A amostra de nosso grupo estava entre os 20%. Tinha-se 50ml de gasolina e após a adição da água a gasolina ficou em apenas 40ml.

    3- Não é possível, porque a água é uma substância apolar e tanto o querose quanto a gasolina são polares, possuindo maior afinidade entre si. A adição de água formará um sistema heterogênio(bifásico).

    ResponderExcluir
  3. 1- O alcool foi extraido pela agua pelo fato dele ser mais soluvel em agua doque em gasolina, assim , a agua extrado ele da galosina quando misturado.

    2-Segundo estudos o teor maximo que pode ser adicionado a gasolina do brasil é de 19% de H2o

    3- NAO É POSSIVEL , pelo fato de uma substancia ser apolar e a outra se polar. Sendo assim adicionando a agua formaria um sistema bifasico.

    ResponderExcluir
  4. 1- Porque ambos são polares. Ou seja semelhantes.

    2- A porcentagem de álcool é regulamentada por Lei, e recentemente foi estabelecido um novo padrão que é de 18 a 24%. Sim, a amostra do meu grupo estava dentre os 18 a 20%.

    3- A mistura de querosene-gasolina não pode ser separada pela adição de água, porque ambos os componentes são apolares.

    ResponderExcluir
  5. 1-Porque ambos são polares, baseado nos dizeres "Semelhante dissolve semelhante" conclui-se que a água dissolve o alcool e não a gasolina, que é apolar

    2- Atualmente o teor máximo é de 20%. A amostra de nosso grupo tinha 20%.

    3- A mistura de querosene-gasolina não pode ser separada pela adição de água, porque ambos os componentes são apolares, ou seja, são imiscíveis em água, mas são bastante miscíveis entre si.
    A separação só pode ocorrer por um processo destilatório (num processo análogo ao qual elas originalmente são produzidas a partir do petróleo, chamado destilação fracionada).

    ResponderExcluir
  6. 1- É como querer colocar dois ímãs, com a mesma polaridade, juntos: um vai repelir o outro. No caso da água e gasolina acontece algo semelhante: a gasolina é considerada uma molécula apolar, a água é polar. Como as moléculas com polaridades diferentes tendem a se repelirem, água e gasolina não se misturam.
    O álcool tem mais afinidade com a água,pois ambos formam ligações de hidrogênio.


    2- O teor de álcool permitido por lei é de 22 a 24%, portanto a gasolina do nosso grupo estava com teor legal.

    3- Não. Querosene e gasolina são da mesma família de compostos: hidrocarbonetos apolares, portanto não se solubilizam em água.
    A água consegue apenas dissolver o álcool que está na gasolina.

    ResponderExcluir
  7. 1. O álcool, é extraído pela água porque suas moléculas são polares como as da água. Assim "semelhante dissolve semelhante": substâncias polares dissolvem-se melhor em solventes polares e substâncias apolares dissolvem-se melhor em solventes apolares.

    2.A legislação brasileira diz que o teor máximo de álcool na gasolina é de somente 20%. Segundo nossa experiência o teor do álcool esteve sim em sua escala com 20%, tinha-se 25ml de gasolina depois da adição da água a gasolina ficou em 15ml.

    3.Impossível, porque a água é uma substância apolar e tanto o querose quanto a gasolina são polares, possuindo maior afinidade entre si. A adição de água formará um sistema heterogênio(bifásico).

    ResponderExcluir
  8. 1-Porque ambos sao substancias polares, por isso tem um grau de atraçao maior entre elas e a regra que substancia polar dissolve substancia polar.

    2-A uma qunatidade maxima de álcool que se pode encontrar na gasolina .No Brasil ela é estipulada em torno de 20%.
    Sim,a amostra do meu grupo estava quase 20% de álcool,50% de água e 40% de gasolina.

    3-Não existe esta possibilade, pois polares so dissolve polares e apolares dissolve apolares .No caso a cima isso nao vai ocorre pois querosene e gasolina sao apolares e a água é polar.

    ResponderExcluir
  9. 1) O alcool foi extraido pela água devido a fraca interação (dipolo induzido) entre alcool e gasolina que foi rompida para que o alcool possa formar uma interação mais forte com a água, caracterizada como ligação de hidrogênio.

    2) A porcentagem de álcool é regulamentada por Lei, e recentemente foi estabelecido um novo padrão que é de 18 a 24%.
    A amostra de gasolina testada pelo meu grupo estava dentro do padrão, quando misturamos a água com a gasolina (ambas nas mesmas quantidades, 25 ml) o volume de gasolina diminuiu devido o fato que o alcool interagiu com a água, aumentando o volume da mesma.

    3) Não é possível separar o querosene em uma mistura querosene-gasolina colocando-a em contato com água pelo fato da água ser uma substância apolar e a gasolina e o querosene serem polares, o que levaria a gasolina e o querosene interagirem entre si por possuirem mais afinidade enquanto a água continuaria da mesma forma.

    ResponderExcluir
  10. 1. O alcool se juntou com a água pois a ligação que ele faz com H2O (ligação de hidrogênio) é mais forte do que a ligação que ele faz com a Gasolina (dipolo-dipolo).

    2. No Brasil, 20%.

    3. Não, por que a gasolina e o querose são polares, e a água é apolar. Por isso, teria maior afinidade entre a Gasolina. Junto com a água, formará um sistema heterogênio.

    Leticia, 1º ano

    ResponderExcluir
  11. 1 - Considerando que tanto a água como o álcool possuem moléculas apolares e possuírem o mesmo tipo de ligação: ponte de hidrogênio, que é a mais forte das ligações, e acabam se ligando quando misturadas.

    2 - No Brasil o teor de álcool que pode existir é controlado por lei, sendo de 18% a 24%, os postos que possuírem gasolina com adulteração podem levar multas ou serem até fechados.

    3 - Não é possível, pois deve haver afinidade entre polaridade entre as moléculas apresentadas e, nesse caso, querosene e gasolina são polares, enquanto a água é apolar.

    ResponderExcluir
  12. 1.Já que suas moléculas são polares,o álcool consegue se dissolver na gasolina,pois as moléculas da água também são polares.


    2. O governo decidiu reduzir de 25% para 20% o teor de álcool anidro misturado à gasolina vendida nos postos do país. O objetivo da ação é evitar a falta de etanol no mercado, uma vez que o preço do combustível tem aumentado.


    3.A água,sendo uma substância apolar formaria um sistema heterogênio.E as demais substâncias são polares,sendo impossível a separação do querosene de uma mistura querosene-gasolina colocando-a em contato com água.

    ResponderExcluir
  13. 1-Existe um equilíbrio hemofílico lipofílico que permite a mistura dos dois componentes álcool anidro e gasolina naturalmente antagônicos.
    Quando se adiciona água o álcool tende a se misturar com o elemento água por ser polar e ter ligações de hidrogênio.

    2-Hoje no Brasil o teor máximo adicionado na gasolina e de 20%
    A amostra do meu grupo foi feita com 50 ml de gasolina e 50 ml de água ao mistura a gasolina passou a ter 40 ml.

    3- Não é possível porque a água é uma substância apolar e os solventes apolares se ligam facilmente.

    ResponderExcluir
  14. 1- Porque a água e o alcool sao polares, por tanto, se atraem.
    2- O teor máximo permitido no Brasil é de 20% e a nossa gasolina estava de acordo.
    3-Não. A agua é apolar e o querosene e a gasolina polares e tem maior afinidade entre elas.
    BEIJOSSSSSSSS....LÍVIA!

    ResponderExcluir
  15. 1-O álcool pode formar pontes de H com a água. Mesmo ele tendo uma cadeia que tenda a ser apolar, ele consegue dissolver-se muito bem com a água.A molécula de álcool tem uma parte apolar (carbônica), isso faz com que ele possa se dissolver em substâncias/misturas apolares, como a gasolina.Ao se misturar gasolina + álcool com água, o álcool conseguiu dissolvê-los . O álcool agiu como uma espécie de substância ligante.

    2- O álcool etílico, umas das substâncias adicionadas à gasolina tem vital papel na sua combustão, pois sua função é aumentar a octanagem em virtude do seu baixo poder calorífico. Além disso, o fato propicia uma redução na taxa de produção de CO. A porcentagem de álcool é regulamentada por Lei, e recentemente foi estabelecido um novo padrão que é de 18 a 24%. Se por um lado existe vantagens, existem as desvantagens também, como maior propensão à corrosão, maior regularidade nas manutenções do carro, aumento do consumo e aumento de produção de óxidos de nitrogênio.
    Disso tudo, nota-se a importância para a frota automotiva brasileira e para o meio ambiente, o rigoroso controle dessa porcentagem.

    3-A mistura de querosene-gasolina não pode ser separada pela adição de água, porque ambos os componentes são apolares, ou seja, são imiscíveis em água, mas são bastante miscíveis entre si.
    A separação só pode ocorrer por um processo destilatório (num processo análogo ao qual elas originalmente são produzidas a partir do petróleo, chamado destilação fracionada).

    ResponderExcluir