terça-feira, 25 de outubro de 2011

OFICINA DE FOTOGRAFIA

Esse projeto foi desenvolvido pela OITAVA SÉRIE do ensino fundamental com o objetivo de descrever o funcionamento de equipamentos com lentes: visão, máquina fotográfica e aplicar os conceitos de óptica de forma lúdica.
Foi desenvolvido em etapas:


1ª Etapa do Projeto

Na primeira etapa os alunos fizeram estudos sobre fotografia, lentes, imagens e técnicas fotográficas.

 O fotógrafo não de vê suprir suspeitas em relação a tudo que lhe é familiar por temer a banalidade. Ele descobrirá que o simples pode ser complexo, a miniatura, gigantesca e o insignificante, decisivo”. (Dorothea Lange)
“Pense primeiro, fotografe depois. O cérebro constitui o seu principal instrumento”. ( Philippe Halsman)
O fotógrafo não pode dispensar uma compreensão dos motivos pelos quais deseja batê-la.
A primeira decisão a ser tomada consiste na escolha de uma abordagem objetiva – onde se tenta obter uma reprodução de um fato ou idéia – e, nesse caso,o fotógrafo deve explicar qual a sua intenção segundo a fotografia.
Estudaram conceitos e a composição de uma fotografia:
·         Ponto de vista e composição
A disposição elementos de uma fotografia depende em grande parte do ponto de vista do fotógrafo.
É indispensável andar de um lado para o outro, aproximar-se e afastar-se da cena, colocar-se em um ponto inferior ou superiora ela a fim de observar o efeito produzido na fotografia por todas essas variações.
·         Composição desobedecendo às regras
A existência de “regras” representa um desafio para o fotógrafo ousado. Embora em geral devam ser seguidas algumas diretrizes para a composição, pode-se muitas vezes ignorá-las com bons resultados, e nenhum fotógrafo deve permitir que essas normas levem a melhor sobre o seu próprio gosto.
·         Composição desobedecendo às regras
A existência de “regras” representa um desafio para o fotógrafo ousado. Embora em geral devam ser seguidas algumas diretrizes para a composição, pode-se muitas vezes ignorá-las com bons resultados, e nenhum fotógrafo deve permitir que essas normas levem a melhor sobre o seu próprio gosto.
·         Ponto de Vista e Perspectiva
Redução de escala - quanto mais afastado estiverem do espectador, menores parecem tornar-se os objetos do mesmo tamanho.
Perspectiva linear– linhas retas e paralelas que dão a impressão de se convergir à distância. O terceiro é a perspectiva superposta 
·         Luz, forma e tom
A forma espacial é afetada pela qualidade e direção da luz.

A história da fotografia
Também estudaram a história da fotografia que tiveram alguns fatos marcantes, como:
·         O princípio da fotografia fundamenta-se na transformação de compostos químicos sob a ação da luz. Para tanto, a imagem é projetada em suporte revestido com fina camada de determinado composto, a emulsão fotográfica, inicialmente à base de cloreto de prata.
·         Posteriormente Niepce empregou o betume da Judéia, obtendo dessa forma, em 1821-1822, as imagens positivas diretas que constituem as primeiras fotografias.
·         A câmera Kodak número 1 "Você só aperta o botão e nós fazemos o resto"

2ª ETAPA DO PROJETO  

Na segunda etapa os alunos escolheram temas referentes ao estudo de ciências e fotografaram usando as técnicas aprendidas e toda a criatividade.

3ª ETAPA DO PROJETO
Foram feitas as seleções das melhores fotos e edição.
 
4ª ETAPA DO PROJETO
A quarta etapa é essa que vocês estavam compartilhando conosco, a publicação neste blog.
Agora vamos ver as fotografias feitas pelos alunos:
O MEIO AMBIENTE E SUA BELEZA

ALIMENTAÇÃO E SUAS ARMADILHAS

5 comentários:

  1. O trabalho ficou muito bonito, e valeu o aprendizado que tivemos...

    ResponderExcluir
  2. A Oficina de Fotografia foi um excelente projeto realizado pela nossa turma, coordenado pela amável, querida e competente professora Dani.

    ResponderExcluir
  3. A oitava série está de parabéns...o trabalho ficou muito lindo. Fico orgulhosa dos meus alunos lindos!
    Daniella

    ResponderExcluir
  4. As fotos ficaram lindas, os alunos se empenharam.
    Pra ficar mais bonito só faltou a minha foto! rs

    Filipe Finck

    ResponderExcluir
  5. O projeto realizado ficou exelente, os alunos puderam conhecer melhor como funcionam os equipamentos que usam lentes e para isso os alunos se esforçaram bastante como podemos ver nas fotos.

    Thiago Cani

    ResponderExcluir